Início do conteúdo

26/01/2017

Fiocruz recebe exposição sobre biomimética e design de produto

Portal COC


O Museu da Vida abre em 31 de janeiro a exposição A biomimética e o design de produto, que tem como proposta abordar a natureza como inspiração inventiva. A biomimética visa estudar as estruturas biológicas e suas funções, buscando aprender com a natureza, entender suas estratégias e soluções para utilizar esse conhecimento em diferentes domínios da ciência. A mostra ocupará a sala 307 do Castelo da Fiocruz, em Manguinhos no Rio de Janeiro.

A exposição é composta de 36 painéis que ilustram e explicam o tema e sua utilidade a partir de diversos exemplos da natureza, desde o mundo micro ao macroscópico. Ao percorrê-la, o visitante confere como os animais, as árvores e até os corais podem servir de inspiração a novos projetos de artefatos diversos.

Na mostra, é possível saber como a produção da teia de aranha - cujo fio tem resistência mais que cinco vezes maior que a do aço da mesma espessura - pode ajudar na obtenção de novos tecidos e materiais biodegradáveis resistentes, aplicáveis em cirurgias, tecidos e em construções tensionadas.

O fundo do mar também oferece boas ideias a cientistas, designers, arquitetos e engenheiros. A forma hidrodinâmica e os sistemas de deslocamento de alguns animais marinhos – entre os quais, o tubarão – são fonte de estudo e inspiração para o design de aparelhos, objetos, artefatos e estruturas para a fabricação de máquinas que precisam se deslocar com resistência mínima e, consequentemente, gerando máxima economia de energia.

A formação dos corais, por exemplo, sua natureza de troca de benefícios (simbiose), crescimento e distribuição de organismos, pode gerar soluções para as grandes metrópoles e seus desafios de organização. A exposição A biomimética e o design de produto é uma parceria do Museu da Vida com a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Serviço
A biomimética e o design de produto
Inauguração: 31 de janeiro
Local: Castelo da Fiocruz (sala 307)
Horário: 11h
Visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 16h30; no sábado, das 10h às 16h.
Endereço: Av. Brasil, 4.365 - Manguinhos - Rio de Janeiro
Informações: telefone (21) 2590-6747 ou por e-mail: recepcaomv@coc.fiocruz.br

Voltar ao topo Voltar