Fiocruz terá ampla participação na 71ª Reunião Anual da SBPC

Publicado em
Ricardo Valverde (Agência Fiocruz de Notícias)
Compartilhar:
X

A Fiocruz terá uma ampla e importante atuação na 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que começará no próximo domingo (21/7) e se estenderá até o dia 27, no campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande. O coordenador de Estratégias de Integração Regional e Nacional da Fiocruz, Wilson Savino, disse que a participação da Fundação, que já existe há vários anos, ganhou um grande reforço em 2019, o que incluiu a criação de um comitê para coordenar as diversas ações da Fundação na Reunião Anual. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, estará presente à abertura do evento.

“Nosso objetivo foi o de conseguir uma participação diversificada e atingimos isso, já que haverá pesquisadores da instituição que farão parte de mesas-redondas, oficinas e também apresentação de trabalhos. Eles são de unidades da Fundação no Rio de Janeiro e de diferentes unidades/escritórios regionais, como Fiocruz Bahia, Fiocruz Pernambuco, Fiocruz Minas Gerais e Fiocruz Mato Grosso do Sul, o que claramente denota o caráter nacional da Fiocruz, com toda a sua variedade de pesquisas e projetos, que participará da Reunião Anual”, afirmou Savino.

O coordenador adiantou que na SBPC Jovem, que faz parte da Reunião Anual, haverá a participação de cerca de 40 pesquisadores, alunos e monitores da Fiocruz. Nesse contexto, a SBPC Jovem contará ainda com a participação do Museu da Vida da Focruz, em estande que congrega a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência.

E em outra atração da Reunião Anual, a Expot&c, uma mostra com foco nos avanços tecnológicos, um estande apresentará produtos desenvolvidos por unidades da Fiocruz, como o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) e o Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná).

“Também levaremos informações, ao público participante, sobre o programa Fiocruz de Fomento à Inovação, o Inova Fiocruz”. O programa tem como objetivo incentivar a transferência para a sociedade do conhecimento gerado em todas as áreas de atuação da Fiocruz e conta com financiamento dos fundos de inovação da própria Fundação e do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE).

Savino afirmou que a Reunião Anual da SBPC deste ano recebeu menos recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que edições anteriores. “Apesar dessa limitação orçamentária, o evento terá a mesma importância e relevância científica que sempre teve. E a Fiocruz também contribuiu nesse ponto, viabilizando o transporte e estadia de seus pesquisadores”. Savino sublinhou ainda que o Comitê Fiocruz para a Reunião Anual da SBPC contou com o apoio de toda a Presidência da instituição e da diretora da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Jislaine de Fátima Guilhermino.

Confira a programação geral do evento