Início do conteúdo

05/12/2014

Fundação planeja parceria com Unilab


Pesquisadores da Fiocruz se reuniram com a reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), Nilma Gomes, com o pró-reitor de Relações Institucionais, Cássio Rubio, com a pró-reitora de Graduação, Andréa Linard e com parte do corpo docente para articular atividades de cooperação. O encontro ocorreu na terça-feira, 25 de novembro, no campus da Liberdade, em Redenção (CE). O coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz), José Paranaguá de Santana, apresentou duas propostas para iniciar a cooperação entre a Unilab e a Fiocruz: compartilhar a Biblioteca Virtual em Saúde do Nethis com a Unilab e, por intermédio da mesma, das universidades dos demais países lusófonos; e promover, conjuntamente, o Curso de Atualização Paradoxos da Cooperação Sul-Sul em Saúde, na modalidade à distância, a partir de 2015.

“A BVS Nethis poderá integrar a plataforma virtual da Rede de Instituições Públicas de Educação Superior (Ripes) da Unilab, que ainda está em processo de construção”, sugeriu o pró-reitor de Relações Institucionais, Cássio Rubio. A Ripes objetiva fortalecer a comunicação entre a Unilab e as instituições públicas dos países da CPLP para auxiliar o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural entre países e instituições parceiras. “Além da participação do corpo acadêmico da Unilab no colegiado gestor da BVS Nethis, constitui uma estratégia para fortalecer a cooperação brasileira no contexto da CPLP ”, avaliou Paranaguá.

O diretor da Fiocruz Ceará, Antonio Carlile Lavor, destacou a importância de incorporar a Unilab no mestrado profissional em Saúde da Família, realizado em articulação com a Fiocruz. “O Ministério da Educação tem um importante projeto nacional de formar mestres em Saúde da Família para os novos cursos de Medicina, e também para a capacitação dos corpos docentes de antigos cursos de Medicina”, disse Lavor. Paranaguá ressaltou o interesse da vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, nessa iniciativa conjunta.

Voltar ao topo Voltar