Início do conteúdo

25/04/2019

IFF/Fiocruz e Escritório de Captação lançam 'Amigos do Figueira'

Aryanne Valenzuela (Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz)


Com o objetivo de auxiliar as ações do Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (Napec) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), a direção do Instituto, em parceria com o Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz, lançou o programa Amigos do Figueira. A iniciativa visa arrecadar mais recursos para projetos como o Novos Caminhos e o Humanização Hospitalar. O objetivo agora é reforçar a campanha voltada para o De Volta pra Casa, que apoia a desospitalização de crianças internadas por longos períodos. 

De Volta pra Casa propõe a doação de pouco mais de R$1 por dia, o que torna possível ajudar no retorno de pacientes para suas casas, mantendo um equipamento hospitalar essencial para a sua sobrevivência. “A partir do incremento e regularidade de doações, a sociedade civil poderá contribuir de forma mais significativa e ampliada para que mais pacientes possam ter condições de viver em suas residências e com suas famílias, contribuindo para sua cidadania plena e para manutenção das melhores condições de vida possíveis”, explica o diretor do IFF/Fiocruz, Fábio Russomano. Clique aqui para saber mais e ser um doador.

Projetos atendidos 

O De Volta pra Casa tem por objetivo apoiar as crianças com doenças crônicas, que já poderiam estar em casa, a voltarem para seus lares. O projeto oferece equipamentos hospitalares para pacientes dependentes de alguma tecnologia ou alimentação específica, que não possuem condições financeiras para manter o tratamento domiciliar.

Já o Novos Caminhos tem a missão de “cuidar de quem cuida”. O projeto surgiu da percepção de que muitas mães precisam transformar suas vidas para cuidar de seus filhos que vivem no hospital por um longo período. Muitas vezes, essas mães saem de seus empregos para se dedicarem integralmente a seus filhos, causando grande impacto na família e comprometendo o sustento de todos. Para atenuar esse impacto, voluntários capacitam as mães a produzirem peças artesanais e canais de comercialização. 

Com a intenção de deixar o ambiente hospitalar mais agradável e alegre, voluntários do Napec desenvolvem projetos educacionais e culturais com as crianças. Este é o Humanização Hospitalar, que conta com mais de 100 pessoas dedicadas a contar histórias para crianças, levar música às enfermarias, brincar com elas no parquinho do hospital e ajudar no reforço escolar.   
 

Voltar ao topo Voltar