Início do conteúdo

30/08/2018

IFF/Fiocruz recebe Prêmio Viva Voluntário 2018 em Brasília

Suely Amarante (IFF/Fiocruz)


O Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (Napec) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) foi um dos dois vencedores na categoria Setor Público do Prêmio Viva Voluntário 2018, em cerimônia ocorrida (28/8), no Palácio do Planalto, em Brasília. O Prêmio Nacional de Voluntariado – Edição 2018 é uma iniciativa do Programa Nacional de Voluntariado a ser concedida anualmente pelo Presidente da República em reconhecimento à atuação de cidadãos e entidades responsáveis por atividades voluntárias de relevante interesse social, com impactos transformadores na sociedade e voltadas ao alcance dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Nesta primeira edição, o Prêmio Viva Voluntário contou com quase 300 inscrições de iniciativas de voluntariado desenvolvidas em todo o território nacional.

Para a coordenadora do Napec, Magdalena Oliveira, o prêmio representa o reconhecimento de um trabalho iniciado há 20 anos por meio de uma ação conjunta, de acolhimento, amor e doação (foto: IFF/Fiocruz)

 

O Napec foi criado em 2001 e, desde então, vem tornando mais humana e agradável a permanência de crianças, adolescentes e seus familiares em atendimento ou internados no IFF/Fiocruz. Com a colaboração de 150 voluntários, o Núcleo integra nove projetos: Biblioteca Viva; Voluntário Acompanhante; Parquinho; Videoteca; Educação Informal; Inclusão na Sala de Espera, Apoio à Alta Hospitalar; Música Por Toda Parte e Reforço Escolar. As inicitaivas têm como objetivo promover espaços de cultura, educação, lazer e entretenimento para colaborar com o desenvolvimento integral da saúde. 

Para a coordenadora do Napec, Magdalena Oliveira, o prêmio representa o reconhecimento de um trabalho iniciado há 20 anos por meio de uma ação conjunta, de acolhimento, amor e doação. “Eu coordeno a minha equipe de voluntários com esse espirito de solidariedade e valorização profissional, fazendo com que cada um se sinta importante naquilo que faz. Isso dá contorno aos projetos, às ações, ao trabalho que desenvolvemos todos os dias para os nossos pequenos pacientes e seus familiares”, ressalta Magdalena. 

Confira a lista de vencedores:

Categoria Voluntariado nas Organizações da Sociedade Civil
- Vencedor: Centro Social da Rua.
Projeto Voluntários do Centro Social da Rua
- Vencedor: Amigos do Bem Instituição Nacional Contra a Fome e a Miséria
Projeto 25 Anos de Voluntariado Amigos Do Bem

Categoria Voluntariado no Setor Público
- Vencedor: Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)
Projeto Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (Napec)
- Vencedor: Companhia Paranaense de Energia (Copel)
Projeto de parceria com instituições sociais através da chamada pública permanente

Categoria Empresarial
- Vencedor: Fundação Telefônica-Vivo e da Fundação Cargill
Programa de Voluntariado

Categoria Líder Voluntário
- Vencedora: Janir Gonçalves Leite
Coletivo de mulheres indígenas artesãs terena, da aldeia Tico Lipú
- Vencedor: Bruno Costa Lopes de Carvalho
Projeto Curumim Cultural

Voltar ao topo Voltar