10/03/2016

Inovações em pesquisa são destaque na revista ‘Memórias’

Maíra Menezes (IOC/Fiocruz)

Dois estudos que apontam inovações metodológicas são destacados na revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Um artigo do Instituto Nacional de Saúde da Colômbia apresenta uma técnica para a detecção de mutações genéticas ligadas à resistência dos micro-organismos causadores da tuberculose a medicamentos. De acordo com os autores, o desenvolvimento de métodos rápidos e de baixo custo para identificar esse tipo de mutação no Mycobacterium tuberculosis é um dos maiores desafios para o enfrentamento da doença. O método molecular desenvolvido pelo grupo apresenta entre 90% e 100% de sensibilidade e especificidade. Em outro trabalho, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Adolfo Lutz comparam um método ‘in house’ baseado na técnica de PCR em tempo real com exames comerciais disponíveis para a quantificação da carga viral em amostras de pacientes com hepatite B. A pesquisa mostra que o método padronizado pelos cientistas apresenta taxas de sucesso consideradas excelentes.

Na seção Anúncios do Genoma, são apresentados os sequenciamentos genéticos completos de uma superbactéria isolada na Índia e de uma linhagem do sorotipo 4 do vírus da dengue detectada em Manaus. Realizado por cientistas do Instituto de Pesquisa e Educação Dr. M.G.R., na Índia, o sequenciamento do DNA da bactéria Klebsiella pneumoniae U25 identifica genes ligados à resistência a antibióticos e apresenta o primeiro genoma completo de um micro-organismo desta espécie isolado na região de Chennai. Já a pesquisa sobre o vírus da dengue descreve o sequenciamento do RNA viral realizado diretamente a partir da amostra de soro de um paciente. O estudo, que identificou variações genéticas em duas regiões do genoma do patógeno, foi conduzido por pesquisadores do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazonas) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Ao todo, dez artigos são apresentados na publicação, incluindo pesquisas sobre esquistossomose, hanseníase e HPV, entre outros temas.

A revista ‘Memórias do Instituto Oswaldo Cruz’ pode ser acessada gratuitamente online.