Início do conteúdo

16/05/2018

Instituto Oswaldo Cruz da Fiocruz recebe visita de diretor do Centro Mundial de Influenza da OMS

Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)


O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) recebeu, na última sexta-feira (11/5), a visita do pesquisador John McCauley, diretor do Centro Mundial para Influenza da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com sede no Francis Crick Institute, no Reino Unido, o Centro Mundial para Influenza trabalha com os Centros Colaboradores de Referência e Pesquisa sobre Influenza da OMS que, junto com 143 Centros Nacionais de Influenza em 113 países, compõem o Sistema Global de Vigilância e Resposta à Influenza da OMS, integrado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do IOC/Fiocruz. 

John McCauley foi recebido pela equipe do Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do IOC (foto: Gutemberg Brito, IOC/Fiocruz)

 

Além de conhecer as dependências do Laboratório, McCauley foi apresentado aos projetos de pesquisa desenvolvidos pela equipe. Foram discutidos assuntos como a eficácia da vacina contra o vírus influenza, com base em resultados de estudos de sorologia de pacientes vacinados, e a aplicabilidade de metodologias para isolamento viral, como a técnica de Sequenciamento de Nova Geração, que permite a análise dos vírus que circulam entre a população e de marcadores de resistência a antivirais. Também foram compartilhados protocolos desenvolvidos para o isolamento de cepas virais. 

“A articulação e o estímulo a parcerias entre os diversos laboratórios que fazem parte da rede de vigilância da OMS é fundamental para trazer melhorias para o estudo e monitoramento dos vírus influenza. O encontro foi enriquecedor”, ressaltou Marilda Siqueira, chefe do Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do IOC. “Foi um encontro de grande valia. Demos o primeiro passo para o estreitamento de futuras parcerias entre as duas instituições”, complementou Fernando Motta, pesquisador do mesmo Laboratório.

Voltar ao topo Voltar