Início do conteúdo

10/10/2019

Livro desvenda o mundo da biodiversidade dos insetos

Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)


Muitas vezes ignorados ou vistos de forma negativa, os insetos são fundamentais para a manutenção do equilíbrio ambiental. No livro As Borboletas, o Besouro e a Fada da Biodiversidade, eles assumem o papel de personagens divertidos e questionadores. A obra infanto-juvenil, que enaltece as diferenças entre as várias espécies, tem como objetivo mostrar a importância da diversidade, chamando atenção para a riqueza presente nesse grupo de animais.

O lançamento acontece no próximo dia 12 de outubro, às 14h, na Tenda da Ciência (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro), durante evento especial de Dia das Crianças, organizado pelo Museu da Vida (COC/Fiocruz). A publicação é de autoria de Jane Costa e Lucas Torres, ambos do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

A obra reúne ilustrações de espécimes que fazem parte da Coleção Entomológica do IOC (imagem: livro ‘As Borboletas, o Besouro e a Fada da Biodiversidade’)
 

 

“Esperamos contribuir para o esclarecimento das interações entre os seres, incentivando o estudo e a reflexão sobre importantes questões, não apenas sobre os insetos, mas também sobre a relevância da biodiversidade como um todo”, destaca Jane. Ao apresentar a entomologia e a biodiversidade de forma lúdica e criativa, os autores buscam atrair o público jovem para a ciência e incentivar a formação de uma consciência integrada à natureza e à sustentabilidade.

Uma das personagens centrais da história, a Fada da Biodiversidade é introduzida como uma figura mitológica de grande sabedoria. É ela a responsável por guiar os leitores por uma verdadeira viagem rumo ao conhecimento acerca do valor e da importância das diferenças entre os seres vivos. Do alto de uma sumaúma, árvore símbolo da Floresta Amazônica, tem início a jornada da Fada, do besouro e de duas borboletas rumo ao Grande Reino. “Para saber como termina essa história, o leitor precisará comparecer ao lançamento ou aguardar a disponibilização online da publicação”, observa Jane.

Entre os destaques do livro estão ilustrações de exemplares da Coleção Entomológica do IOC/Fiocruz. Criada pelo próprio Oswaldo Cruz em 1901, a Coleção conta atualmente com mais de 5 milhões de espécimes da fauna brasileira e de outras regiões do mundo. A maior coleção de insetos da América Latina reúne belezas e curiosidades de borboletas, besouros, mariposas e outros exemplares de insetos.

Voltar ao topo Voltar