Museu da Vida Fiocruz celebra 18 anos do Ciência Móvel

Publicado em
Tereza Santos (Museu da Vida Fiocruz)
Compartilhar:
X

No dia 3 de fevereiro (segunda-feira), acontece o evento comemorativo Ciência Móvel 18 Anos: Entre Estudos, Vivências e Experiências, realizado no Auditório do Museu da Vida Fiocruz, das 9h às 17h. O encontro é uma celebração da iniciativa que, por quase duas décadas, tem levado o Museu a vários cantinhos do país, promovendo democratização do conhecimento e interação entre sociedade, ciência e cultura. A atividade é gratuita e haverá emissão de certificado de participação. Inscreva-se e participe dessa comemoração.

Cartaz do evento com a logo e informações escritas.

O evento Ciência Móvel 18 Anos: Entre Estudos, Vivências e Experiências será recheado de atividades. A programação inclui o lançamento do Livro de Memórias do Ciência Móvel. A obra virtual reúne relatos, imagens e histórias que narram o impacto do projeto desde sua criação em 2006 até completar a maioridade em 2024. A publicação, que foi organizada por Fernanda França e Laís Viana e conta com projeto gráfico e ilustração de Caio Baldi, é uma das ações comemorativas pelos 25 anos do Museu da Vida Fiocruz.

A ideia de fazer o livro surgiu quando o Ciência Móvel completou 15 anos. “Na época, fizemos várias atividades comemorativas, incluindo uma chamada para quem já havia participado do Ciência Móvel, seja como coordenador ou como mediador, para falar um pouco dessa experiência. A gente coletou coisas muito interessantes”, explica Fabíola Mayrink, coordenadora do Serviço de Itinerância.

Além do lançamento da obra, o evento será também uma oportunidade para ouvir as muitas vozes que ajudaram -ou ainda ajudam - a construir essa ação. Na parte da manhã, haverá apresentação de trabalhos acadêmicos que tiveram o Ciência Móvel como inspiração.

Já a parte da tarde será destinada ao relato de experiências acerca do trabalho no museu itinerante. A proposta é que os participantes compartilhem presencialmente algumas histórias que já constam no livro de memórias e também conhecer outras ainda inéditas. O momento será de diálogo, bem como de estímulo para a construção de novos capítulos transformadores dessa história de sucesso.

“A expectativa é que seja um evento cheio de afetividade e de recordações, algumas bastante engraçadas. Também temos curiosidade de saber como estão aqueles que já passaram pela iniciativa, descobrir o que estão fazendo e qual foi o diferencial que a passagem pelo Museu da Vida Fiocruz, pelo Ciência Móvel trouxe para a vida deles pessoal e profissional”, destaca Mayrink.

Até o final de 2024, o Ciência Móvel visitou 133 municípios da Região Sudeste do país, particularmente, localidades com poucos equipamentos culturais. Além disso, proporcionou a mais de um milhão de visitantes acesso a conteúdo científico e cultural, estimulando o desenvolvimento de iniciativas próprias como feiras de ciências. Os números são só alguns dos bons motivos que o Museu da Vida Fiocruz tem para celebrar!

Serviço:
Ciência Móvel 18 Anos: Entre Estudos, Vivências e Experiências
Quando: 3/2 (segunda), das 9h às 17h;
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ);
Inscrições pela internet.
Entrada gratuita.