Início do conteúdo

05/06/2018

Violência, mídia e saúde são temas de Centro de Estudos na Fiocruz (6/6)

André Bezerra (Icict/Fiocruz)


No contexto da celebração dos 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), o próximo seminário proposto pelo Centro de Estudos do Instituto de Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) terá o tema Violência, Mídia e Saúde. A atividade será realizada nesta quarta-feira (6/6), às 13h30, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, no Rio de Janeiro. 

“O objetivo do seminário é propor uma discussão das relações entre a violência, que marca a realidade brasileira nas últimas décadas, o papel da mídia no debate sobre esta situação e as potenciais soluções, além das consequências para a saúde da população, especialmente a de baixa renda, que historicamente sofre os impactos imediatos”, explica Ricardo Dantas, coordenador do Centro de Estudos.

A programação terá palestra da professora Gizlene Neder, da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o tema Violência no Rio de Janeiro (ainda): atualização histórica, apropriação cultural e sentimentos políticos. O debate prossegue com a pesquisadora Patrícia Constantino, do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Carelli (Claves/Fiocruz), que trará o ponto de vista das políticas de saúde.

O evento contará também com a presença da comunicadora Renata Souza, cria da Maré, pós-doutoranda em Mídia e Cotidiano da UFF e ex-chefe de gabinete da vereadora Marielle Franco – ativista de direitos humanos executada em março deste ano, ao lado do motorista Anderson Gomes, em circunstâncias ainda não elucidadas. Como debatedora, a convidada discutirá o papel da mídia e as consequências para as populações de baixa renda, em especial nos territórios fluminenses. 

A mediação do seminário será conduzida pelo pesquisador Wilson Borges, do Laboratório de Comunicação e Saúde do Icict. O evento é aberto e tem inscrições gratuitas. Haverá transmissão online, pelo canal da VideoSaúde Distribuidora.

Voltar ao topo Voltar