Início do conteúdo

23/02/2021

Estudo preliminar demonstra efetividade da vacina de Oxford na população vacinada

Julia Dias (Agência Fiocruz de Notícias)


Pesquisadores escoceses realizaram o primeiro estudo sobre a efetividade da vacina produzida pela farmacêutica AstraZeneca, a mesma que a Fiocruz tem parceria, em condições reais, ou seja, mediram o impacto real da vacinação na redução de hospitalizações por Covid-19 em uma população vacinada. No país, 22% da população já foi vacinada com a primeira dose dos imunizantes da AstraZeneca ou da Pfizer até o dia 18 de fevereiro. Os pesquisadores escoceses analisaram um conjunto de dados cobrindo toda a população escocesa de 5,4 milhões, dos quais 1,3 milhão foram vacinados. Ao comparar os vacinados com os não vacinados, os cientistas viram fortes evidências de proteção. 

Uma única dose da vacina ChAdOx1, que no Brasil é produzida pela Fiocruz, apresentou eficácia de 94% para hospitalização entre 28 e 34 dias após a vacinação (foto: Divulgação)

 

Segundo o estudo, ainda em preprint, uma única dose da vacina ChAdOx1, que no Brasil é produzida pela Fiocruz, apresentou efetividade de 94% para hospitalização entre 28 e 34 dias após a vacinação. Para a vacina produzida pela Pfizer, a efetividade ficou em 85% no mesmo período. Os resultados também demonstraram altos índices de efetividade em idosos acima de 80 anos, com um efeito da vacina de 81% na média entre as duas vacinas. De dezembro até meados de fevereiro, mais de 8 mil pessoas foram internadas com Covid-19 na Escócia. Destas, apenas 58 vieram do grupo vacinado. Os dados confirmam o que já havia sido demonstrado nos estudos clínicos de fase de eficácia da vacina.

Segundo os pesquisadores, a efetividade de ambas as vacinas aumenta com o tempo, até atingir seu melhor patamar entre 28 e 34 dias após a vacinação. Mas ainda não há dados suficientes sobre sua efetividade após esse período em uma população vacinada. Também ainda não há informações sobre os resultados após a segunda dose, uma vez que o Reino Unido está utilizando o intervalo de 12 semanas entre as doses.

Voltar ao topo Voltar