Início do conteúdo

02/01/2023

Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Fiocruz é tema da HCS-Manguinhos

César Guerra Chevrand (COC/Fiocruz)


As duas décadas de trajetória do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) são destaque da nova edição da revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos. Além de ser tema da carta da editora convidada, escrita pela pesquisadora e presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade Lima, o aniversário do PPGHCS também é pauta de entrevista com a professora emérita da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Margarida de Souza Neves. O número 4 do volume 29 (outubro/dezembro de 2022) está disponível na íntegra no portal SciELO.

Pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz e diretora da unidade durante a criação do PPGHCS, em 2001, a atual presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, relembra a própria criação da COC/Fiocruz, em 1985, e o advento da revista HCS-Manguinhos, em 1994, como antecedentes fundamentais para a institucionalização do campo da história das ciências e da saúde ao longo das últimas décadas.

"Ao celebrar os 21 anos do PPGHCS, da Casa de Oswaldo Cruz, constatamos que os desafios da origem se mantêm atuais e ainda mais necessários. Não se trata de entender a história como mestre da vida e procurar as lições do passado. Trata-se, sim, de afirmar a imprescindibilidade do ofício do historiador para que a sociedade amplie sua perspectiva de análise dos processos sociais", afirma Nísia em sua carta.

O aniversário de duas décadas do PPGHCS também é celebrado em entrevista na seção Depoimento com a professora emérita da PUC-Rio, Margarida de Souza Neves, realizada pelos pesquisadores e professores Kaori Kodama, Maria Rachel Fróes da Fonseca, Gilberto Hochman e Luiz Otávio Ferreira. Responsável pela aula inaugural do programa, em 14 de setembro de 2001, três dias após os atentados terroristas nos Estados Unidos, Guida, como é chamada afetuosamente por colegas e alunos, teve papel fundamental na criação do PPGHCS, auxiliando na formulação de uma proposta de curso novo na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com ela, o programa “contribuiu muito para dar a entender que a história das ciências e a história da saúde e das doenças não são senão janelas distintas para aprofundar numa única e mesma história que é a história da cultura, da sociedade em que é possível ingressar por diferentes caminhos”.

Análise

O papel da imprensa enquanto "instrumento de civilização" na divulgação de novos hábitos de higiene no Rio de Janeiro oitocentista é a pauta do artigo de Vinicius Cranek Gagliardo. João Marcelo Ehlert Maia assina o artigo A sociologia latino-americana na Guerra Fria Cultural: Florestan Fernandes, Aldo Solari e o Ilari. A ciência e o pensamento econômico do engenheiro politécnico alemão Heinrich Gerber no Império do Brasil são o objeto de reflexão de Télio Cravo.

A fundação da Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (Conicyt) e o desenvolvimento de uma política científica nacional no Chile, entre 1967 e 1981, são analisados em artigo de María Soledad Zárate, Daniel Sierra e Margarita Goldflam. Raul Rodríguez Nozal assina artigo sobre a implementação da jornada de oito horas de trabalho nas farmácias espanholas em 1919. A institucionalização da biologia na British Association for the Advancement of Science, 1866-1894 é o título do texto de Juan Manuel Rodriguez-Caso. Por fim, Ian William Olivo Read e Aldo Musacchio investigam as pandemias de influenza ao longo da história brasileira.

Fontes

Fundada em 1839, a Escola de Farmácia de Ouro Preto foi a primeira da América Latina desvinculada de uma escola de medicina. A coleção de 17 modelos anatômicos do Museu da Pharmacia da Universidade Federal de Ouro Preto é o tema do artigo escrito para a seção Fontes por Luiz Eduardo Sousa e um grupo de pesquisadores da instituição. Em outro texto, Ismael Gonçalves Alves e Giani Rabelo analisam os registros da assistência médico-social na Região Carbonífera Catarinense, entre 1955 e 1957, a partir do álbum/relatório das atividades das Pequenas Irmãs da Divina Providência.

Resenhas

Quatro textos compõem a seção Resenhas desta edição da HCS-Manguinhos. Em Fome, um objeto da história?, Rômulo de Paula Andrade analise o livro El hambre de los otros: ciencia y políticas alimentarias en Latinoamérica, siglos XX y XXI, de Stefan Pohl-Valero e Joel Vargas Domínguez (org.). André Felipe Cândido da Silva assina resenha sobre Uma história das leishmanioses no Novo Mundo: fins do século XIX aos anos 1960, de Jaime Larry Benchimol e Denis Guedes Jogas Jr. O Libro de Cirurgía: trasladado de autores graves y doctos para alivio de los enfermos escrito en estas doctrinas de la Compañía de Jesús, en 1725, de Eliane Deckmann Fleck (ed.), é o objeto de análise de Miguel de Asúa. Marisa Adriana Miranda escreve sobre Discurso médico, parto y nacimiento: Buenos Aires, inicios del siglo XX, de Ianina Paula Lois.

Voltar ao topo Voltar