Início do conteúdo

03/01/2023

Fiocruz traz G-Stic para o Rio com foco reforçado na saúde

Cristina Azevedo (Agência Fiocruz de Notícias)


Pela primeira vez, a reunião anual da Comunidade Global de Tecnologia Sustentável e Inovação (G-Stic, na sigla em inglês) ocorrerá nas Américas, de 13 a 15 de fevereiro, mais precisamente no Rio de Janeiro. Coorganizado pela Fiocruz, o evento terá como tema Por um futuro equitativo e sustentável: soluções tecnológicas inovadoras para uma melhor recuperação pós-pandemia, reunindo os principais nomes em ciência, tecnologia e inovação. E como a Fundação é a principal co-anfitriã, a saúde ganha um peso ainda maior nesta sexta edição da G-Stic.

Considerada a maior conferência global de Ciência, Tecnologia e Inovação para aceleração da Agenda 2030 (que trata da implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, os ODS), a G-Stic acontecia na Bélgica desde seu início, em 2017. Para aumentar a sua capilaridade, ela passou a ser realizada em outros países, acontecendo em 2022 durante a Expo Dubai. A Fiocruz, que participa como coanfitriã desde 2018, sugeriu então que a edição de 2023 ocorresse no Brasil, o que foi bem aceito.

“Esta G-Stic ocorre num momento crucial”, explica Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 (EFA 2030). “No campo global, vem num momento de agravamento da crise planetária, com as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade, a poluição e a necessidade de reconstruir o mundo pós-pandemia de Covid-19. No caso brasileiro, acontece num momento de reconstituição dos compromissos do país com a Agenda 2030, com a recuperação dos instrumentos sociais e a reconexão com as políticas públicas voltadas para a inclusão social”, acrescentou o ex-presidente da Fiocruz.

Os participantes vão da princesa belga Marie-Esmeralda, jornalista e ativista do meio ambiente, e Macharia Kamau, secretário do Ministério de Relações Exteriores do Quênia que foi o enviado especial da ONU para Implementação dos ODS, a “pratas da casa”, como a ex-presidente da Fiocruz e nova ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, e Marco Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde. A lista segue com figuras de peso como o indiano Amandeep Singh Gill, enviado especial do secretário-geral da ONU para Tecnologia, Jeremy Farrar, diretor da Wellcome Trust e recentemente nomeado cientista chefe da Organização Mundial de Saúde, e a ativista indígena Samela Sateré Mawé. Realizado no Expo MAG, no Centro do Rio, o evento se dividirá em sessões plenárias, sessões aprofundadas, sessões especiais e sessões especiais de alto nível.

Vacinas

Para Gadelha, o momento que o Brasil vive se tornou um atrativo a mais, pois muitos governos, instituições e empresas procuram avaliar o que significa essa reinserção do Brasil no cenário internacional com o compromisso dos temas relacionados à Agenda 2030, nos campos da geopolítica e nos processos de políticas de inclusão no país. 

O objetivo do evento é acelerar o desenvolvimento e a aplicação de soluções tecnológicas para alcançar os ODS. Os painéis se dividem em seis temas: Saúde, Educação, Água, Energia, Clima e Oceanos. Inicialmente capitaneado pelo instituto de tecnologia belga Vito, que mantém peso significativo no evento, a G-Stic reúne um conjunto de instituições com representações em todas as regiões do mundo. A entrada do Brasil em 2018, por meio da Fiocruz, deu uma relevância ainda maior para o tema da saúde, o que fica claro na programação de fevereiro.

Nesta edição, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) organizará painéis sobre a produção local de vacinas e imunização, uma deficiência que ficou evidente com a dificuldade de acesso às vacinas durante a pandemia de Covid-19. “Esse é um tema prioritário para a ONU e a OMS. A Fiocruz e o Brasil têm um protagonismo central dado o peso que as produções de Bio-Manguinhos e Farmanguinhos [Instituto de Tecnologia em Fármacos] têm nesse processo”, disse Gadelha. A vinda da reunião para a América Latina reforça também temas como as desigualdades na região.

Gadelha espera que a G-Stic Rio contribua para que haja uma forte interação entre os representantes das várias organizações, a Fiocruz e o governo brasileiro. “É uma oportunidade da abertura e reforço de cooperações, de distribuição de novas linhas de atuação conjuntas, inclusive no campo empresarial. Virão empresários da Europa que querem restabelecer parcerias e relações no Brasil.” Outra expectativa é a Carta Final da G-Stic, que costuma ser ampliada nos fóruns internacionais seguintes, em especial no Fórum de Ciência e Tecnologia da ONU. “Minha expectativa é de que haja uma grande articulação, que produza efeitos de longo prazo. E que, com isso, venha um grande fortalecimento da Fiocruz”, disse.

G-STIC

A conferência G-STIC é organizada em conjunto pela Vito (organização belga de pesquisa, tecnologia e desenvolvimento sustentável) e sete outros institutos de pesquisa sem fins lucrativos: Fiocruz, CSIR (Conselho de Pesquisa Científica e Industrial, África do Sul), Giec (Instituto de Conversão de Energia de Guangzhou, China), Gist (Instituto de Ciência e Tecnologia de Gwangju, Coreia do Sul), Nacetem (Centro Nacional de Gestão de Tecnologia, Nigéria), Teri (Instituto de Energia e Recursos, Índia) e SDSN (Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas).

No Brasil, a G-Stic Rio conta com o patrocínio master da Petrobras, Pfizer e Fiotec e do patrocínio das empresas Aegea, IBMP, Instituto Helda Gerdau, Klabin, Sanofi, GSK, Enel, Engie,  The Rockefeller Foundation,  RaiaDrogasil e Firjan, além do apoio do Instituto Clima e Sociedade. O evento acontece de 13 a 15 de fevereiro no Expo MAG, em quatro auditórios e será transmitida online. É necessário se registrar no evento. Consulte a programação e registre-se.

Voltar ao topo Voltar