A Fioflix acaba de superar a marca de 400 obras audiovisuais disponíveis gratuitamente. A Plataforma de Filmes em Acesso Aberto da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), reúne uma ampla diversidade de obras sobre temas de saúde coletiva e ciência e tecnologia, de documentários a dramas, passando por animações, oriundas do acervo institucional da Fundação e de parceiros externos. O espaço virtual é acessado por milhares de telespectadores mensalmente e o acervo disponível vem sendo cada vez mais solicitado para ações de educação e ensino e por canais de televisão para exibição em rede nacional. O volume de produções disponíveis posiciona a Fioflix como uma das principais canais de audiovisual sobre saúde e ciência no Brasil.
Uma plataforma de filmes ampla e diversa
Na Fioflix, há filmes para todos os gostos, públicos e aplicações. Histórias de entregadores e motoristas de aplicativos, documentários sobre doenças negligenciadas e saúde e ambiente, narrativas a respeito de vivências durante a pandemia de Covid-19. Sobre o Sistema Único de Saúde - SUS português, cinebiografias de cientistas e profissionais da saúde, sobre a presença das mulheres na ciência, histórias de povos indígenas, de agentes de saúde no campo e de moradores do entorno de barragens de mineração.
Outros destaques da Plataforma Fiocruz são filmes da mostra Saúde para Todos, concebida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que possibilita acesso a produções sobre saúde vindas de cada canto do planeta. Para a VideoSaúde, os filmes da Plataforma ampliam a oferta de conteúdos audiovisuais oferecidos pela Fiocruz, visando a circulação de informações e os debates qualificados, que retratem distintas realidades regionais, territoriais, de profissionais e de populações no contexto do SUS e dos desafios dos campos da ciência e da tecnologia.
Xawara e Saúde: exibição na Fiocruz nos 36 anos da VideoSaúde
O documentário Xawara e Saúde, produzido e realizado pela VideoSaúde Distribuidora, terá sessão gratuita e aberta ao público nesta quarta-feira (29/5) no Centro de Recepção do Museu da Vida, no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Após assistir ao filme, o público poderá conversar com os realizadores Daniela Muzi e Paulo Castiglioni Lara. A mediação será do jornalista Adriano De Lavour, da revista Radis. A exibição faz parte das comemorações pelos 36 anos da VideoSaúde Distribuidora.
Realizado em abril de 2023 no Território Yanomami e na Casa de Apoio à Saúde Indígena Yanonami (Casai-Y), em Boa Vista (RR), o documentário acompanha as ações de assistência à saúde contra a “xawara” (doença), com depoimentos de lideranças indígenas e profissionais de saúde em meio à emergência sanitária yanomami e registrando a atuação, pela primeira vez de forma ampla no SUS, dos gestores de saúde coletiva indígena.
Fioflix: Ponto de referência em audiovisual sobre saúde e ciência
De acordo com a VideoSaúde, o desenvolvimento da plataforma representou uma série de acúmulos e reflexões, seja pela observação de demandas que o setor recebeu do público, de como os filmes foram visualizados e comentados no YouTube ou em redes sociais, de apontamentos de parceiros exibidores do acervo institucional. Mais que isso, na visão dos organizadores: o campo do audiovisual passa por profundas modificações, principalmente nas formas de distribuição e capilarização de acervos por meio da internet. E a Plataforma, completa a VideoSaúde, procura trabalhar esses aspectos como desafios para a comunicação pública.
Acessibilidade e legendas em seis idiomas
A Plataforma foi lançada em outubro de 2021, contando inicialmente com 115 filmes sobre diferentes temas dos campos da saúde e da ciência. De biografias e animações a direitos humanos e doenças negligenciadas. De história da ciência e da saúde a saúde da mulher e da criança, entre outros temas associados às determinações sociais da saúde. Também apresenta 60 versões das produções com recursos de Janela em Libras e audiodescrição. Oferece, ainda, filmes com legendas em cinco diferentes línguas além do português.
São produções próprias ou realizadas em parcerias, ou de instituições e realizadores parceiros que integram o acervo da VideoSaúde. O projeto também foi concebido numa perspectiva de comunicação integrada, onde cada filme aponta links para outros conteúdos da Fiocruz, principalmente da Editora Fiocruz, Canal Saúde, revista Radis, Portal Fiocruz e Agência Fiocruz de Notícias.