Fiocruz coorganiza a primeira Reunião Anual da Rede Pasteur nas Américas

Publicado em
Cristina Azevedo (Agência Fiocruz de Notícias)
Compartilhar:
X

A Reunião Anual da Rede Pasteur 2024 (PNAM 2024, na sigla em inglês) ocorre este ano pela primeira vez nas Américas, tendo a Fiocruz como coorganizadora. Além de ser a primeira reunião no continente, é também a primeira com o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, como um dos dois representantes regionais da Rede nas Américas. A cerimônia de abertura será nesta segunda-feira (21/10), às 18h, no Hotel Windsor Oceânico (Rua Martinho de Mesquita, 129, Barra da Tijuca, Rio), com as presenças do presidente da Fiocruz, Mario Moreira; do presidente da Rede Pasteur e administrador geral do Institut Pasteur de Dakar, Amadou Sall; da diretora-executiva da Rede Pasteur, Rebecca Grais; e da vice-presidente da rede e presidente do Institut Pasteur, Yasmine Belkaid. Participam ainda o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz; e o subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sérgio Ribeiro. A cerimônia será transmitida em português pelo canal da Fiocruz e em inglês pelo canal da Rede Pasteur.

 

"Receber a primeira Reunião Anual da Rede Pasteur nas Américas é um marco significativo para a Fiocruz, para o Brasil e para toda a região. Esse encontro ressalta o crescente papel das Américas na ciência global e reforça o valor de uma cooperação estruturante entre nossos países. Ao sediarmos esta reunião, esperamos promover o avanço científico e um debate sobre saúde global com uma visão integrada e diversa, fundamental para enfrentar de forma menos assimétrica as crises sanitárias que afetam o mundo”, declarou o presidente da Fiocruz, Mario Moreira.

Cerca de 250 pessoas deverão participar do evento, que este ano voltará a ter as sessões para jovens cientistas. "Ao nos reunimos no Rio de Janeiro para a Reunião Anual da Rede Pasteur, reafirmamos nosso compromisso em abordar as questões críticas de saúde que transcendem fronteiras. Este evento não é apenas uma reunião; é uma plataforma colaborativa onde vozes diversas se unem para criar soluções inovadoras e fortalecer nossa resposta coletiva às ameaças à saúde. Juntos, podemos aprimorar nossa preparação para epidemias, promover o acesso equitativo ao atendimento de saúde e, em última instância, proteger a saúde das comunidades em todo o mundo", comentou o presidente da Rede Pasteur, Amadou Sall.

A cerimônia de abertura será seguida por duas palestras, dos pesquisadores Peter Piot, da London School of Hygiene & Tropical Medicine, sobre Uma nova era para a Saúde Global, e Manoel Barral Netto, da Fiocruz Bahia, sobre O aproveitamento de dados de saúde para aumentar a precisão na saúde pública. Além disso, haverá a entrega do Talent Awards, que escolhe um jovem profissional com grande potencial científico e senso de iniciativa dentro da rede. Criado pelo Institut Pasteur, este prêmio ajuda a financiar o desenvolvimento profissional do cientista premiado e incentivar seu trabalho. Este ano marca a primeira edição dos Talent Awards dedicada à Ciência e Comunicação.

A conferência congrega representantes de mais de 30 instituições de 25 países, além de parceiros, e acontece desta segunda até quinta-feira (23/10). Com exceção da cerimônia de abertura e das duas palestras principais, as demais sessões são restritas aos participantes da conferência. Catorze trabalhos resultantes de parcerias entre diferentes instituições da rede serão apresentados oralmente – três deles coordenados por pesquisadores da Fiocruz. Flavio Lara, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), apresentará o estudo sobre hanseníase, intitulado Mecanismos moleculares envolvidos no fenótipo neurotóxico de células de Schwann infectadas com ‘Mycobacterium Leprae’. Maisa Araújo, da Fiocruz Rondônia, mostrará a pesquisa Geração de anticorpos monoclonais humanos protetores para neutralizar a infecção por esporozoítos por ‘Plasmodium vivax’, sobre malária. Fabio Formiga, do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco), apresentará o Desenvolvimento de uma nanomedicina de anticorpo monoclonal para administração pulmonar no tratamento de Covid-19. Outros estudos serão visualizados em totens eletrônicos.

 

Entre os objetivos da reunião está o compartilhamento de conhecimento em nível global, um dos pilares estratégicos da própria rede. Por meio de apresentações, oficinas e painéis de discussão, os participantes terão a oportunidade de trocar práticas e inovações. Além disso, a concentração dos representantes de instituições de diversos países num único espaço deverá fortalecer e estimular parcerias e o surgimento de oportunidades entre membros, patrocinadores e parceiros. O encontro deve ainda promover o desenvolvimento profissional em áreas essenciais para a Rede Pasteur, levando em conta seus quatro pilares estratégicos: preparação para epidemias e inteligência, com foco em doenças sensíveis ao clima; pesquisa, desenvolvimento e inovação; comunidades de conhecimento; boa governança e equidade.

Os temas a serem discutidos nos quatro dias de encontro incluem mudanças climáticas e doenças infecciosas, como a dengue; e epidemias e pandemias que vêm ocorrendo simultaneamente, como os casos de Mpox, gripe aviária e outros. Avanços para alcançar maior equidade no acesso às vacinas, o desenvolvimento de vacinas de mRNA, gênero e saúde materna e o papel da inteligência artificial (IA) na pesquisa em saúde também são assunto das sessões. Paralelamente ocorrem reuniões da Assembleia Geral da rede, do Conselho Diretor e do Comitê Científico.

"A Reunião Anual da Rede Pasteur é uma oportunidade única para a nossa comunidade global se unir e enfrentar os desafios de saúde mais prementes do nosso tempo. Ao promover a colaboração, partilhar conhecimentos e apoiar a inovação, estamos construindo um ecossistema de saúde global mais forte e mais resiliente. Os desafios que enfrentamos, sejam doenças sensíveis ao clima ou a ameaça contínua de pandemias, exigem esforços globais coordenados. Juntos, estamos trabalhando para um futuro no qual o acesso equitativo a soluções de saúde seja uma realidade para todos", disse a diretora-executiva da Rede, Rebecca Grais.

Rede Pasteur

A Rede Pasteur é uma aliança de mais de 30 institutos que desempenha um papel crucial na abordagem dos desafios de saúde global por meio da ciência, da inovação e da saúde pública. Sua força diferencial reside na diversidade e na ampla cobertura geográfica, que abrange 25 países em cinco continentes, promovendo uma comunidade dinâmica de conhecimento e expertise. A Rede Pasteur é reconhecida como um ator não estatal da OMS, e membros da rede estão frequentemente integrados aos Ministérios da Saúde locais. A rede mantém uma infraestrutura global que abrange mais de 50 laboratórios de referência nacionais e regionais, incluindo vários Laboratórios de Nível de Biossegurança 3, e 17 Centros Colaboradores da OMS. 

Serviço:
Cerimônia de abertura da Reunião Anual da Rede Pasteur 2024
Data: 21/10, às 18h
Local: Hotel Windsor Oceânico (Rua Martinho de Mesquita, 129, Barra da Tijuca, Rio
É necessário credenciamento para cobertura.  
A cerimônia será transmitida em português pelo canal da Fiocruz no YouTube e em inglês pelo canal da Rede Pasteur.