Fiocruz promove webinário internacional sobre previsão de casos de dengue em 2025

Publicado em
Luisa Picanço (Vpeic/Fiocruz)
Compartilhar:
X

No dia 31 de outubro, às 10h, a Fiocruz promoverá o webinário chamado Preparação para a temporada de dengue 2025: perspectivas de modelos preditivos, no formato online, por meio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz), via Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz), em parceria com o consórcio The Global Health Network América Latina e Caribe (TGHN LAC). O evento visa debater predições referentes ao aumento de casos de dengue e de outras doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos, as chamadas arboviroses. O webinário também lançará uma campanha de previsão para 2025 com o intuito de padronizar modelos preditivos, utilizando a plataforma de código aberto, Mosqlimate.

 

O evento terá apresentações da pesquisadora do Procc/Fiocruz e coordenadora do InfoDengue, Claudia Codeço; da professora na Instituição Catalã de Pesquisa e Estudos Avançados (Icrea), Rachel Lowe; do professor da Universidade de Los Andes na Colômbia, Mauricio Vegas; do professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e coordenador do InfoDengue, Flávio Coelho; e da consultora técnica da coordenação geral de vigilância de arboviroses do Ministério da Saúde do Brasil, Marcela Santos.

Pesquisadores que participam do InfoDengue falarão sobre as predições de surtos no Brasil e como é possível aplicar a metodologia a outros locais. "O InfoDengue é um sistema de alerta precoce de transmissão de arboviroses, que tem contribuído continuamente no planejamento de respostas para redução do impacto dessas doenças na população brasileira. O webinário vai discutir o que são modelos preditivos de epidemias e seu uso para planejamento de ações de enfrentamento", comenta a pesquisadora Claudia Codeço.

Coordenador do Procc/Fiocruz, Ernesto Caffarena explica que o webinário faz parte de uma série de eventos feitos em parceria com o TGHN LAC. “A ideia desse webinário é que outros pesquisadores possam usar e adaptar o conteúdo. É parte do legado do TGHN LAC. Queremos que esses eventos sejam mais que simples encontros, mas sim espaços para trocar ideias inovadoras, como o InfoDengue no Brasil, e aplicá-las em outras latitudes também afetadas pela dengue. Esperamos que a parceria da Fiocruz com a The Global Health Network ultrapasse fronteiras e áreas de estudo, melhorando assim nossas pesquisas e promovendo o avanço da ciência em geral", diz Ernesto.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo Zoom. O webinário contará com tradução simultânea para inglês, português e espanhol.