Início do conteúdo

11/01/2018

Perguntas e respostas: vacina contra febre amarela

Agência Fiocruz de Notícias (AFN)


O que significa uma dose fracionada da vacina contra a febre amarela?

Esta é uma medida de emergência que pode ser utilizada em campanhas de vacinação em massa para ajudar a controlar possíveis surtos em casos onde é necessário fornecer uma grande quantidade de vacinas em um curto espaço de tempo. Estudo realizado pela Fiocruz mostra que a vacina contra a febre amarela, administrada com um quinto da dose regular (0.1ml em vez de 0.5ml), ainda fornece imunidade total contra a doença durante pelo menos oito anos.

Essa medida já foi utilizada em outros países?

Sim. Em 2016, o Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas da OMS (SAGE) sobre Imunização revisou evidências existentes e concluiu que o fracionamento da vacina na proporção de um quinto da dose padrão poderia ser uma opção segura e eficaz para campanhas de vacinação em massa para controlar surtos urbanos em situações de escassez de vacinas. A medida foi então adotada como estratégia para controlar os surtos de febre amarela em Angola e na República Democrática do Congo.

Se a dose da vacina for reduzida, a imunização pode ficar prejudicada?

Não. Quando a vacina é fracionada, sua potência não é reduzida na mesma proporção. Estudo da Fiocruz aponta que mesmo uma dose cinco vezes menor que a dose padrão mantém o mesmo nível de potência vacinal, ou seja, tem a mesma eficácia de imunização. 

Por que o fracionamento da vacina não é utilizado como imunização de rotina?

Ainda são necessários estudos adicionais para verificar se doses fracionadas são eficazes para crianças com menos de dois anos de idade, uma vez que elas podem ter uma resposta imunológica diferente à vacina contra a febre amarela.

Pessoas que receberem a dose emergencial fracionada também podem receber o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)?

A dose fraccionada não dá direito a um certificado de febre amarela válido para viagens internacionais. Até que mais dados sejam coletados sobre a duração da proteção fornecida pela dose fracionada, as pessoas que precisarem do Certificado para uma viagem internacional, deverão tomar a dose completa da vacina. 

Crianças podem tomar a dose fracionada da vacina contra a febre amarela?

Atualmente, não há estudos que comprovem uma imunização eficaz, a partir de uma dose fraccionada da vacina da febre amarela, em crianças com menos de 2 anos de idade. Crianças muito novas podem ter uma resposta imunológica mais fraca à vacina do que as pessoas mais velhas. Portanto, as crianças com menos de 2 anos de idade devem receber uma dose completa.

Há um risco maior de efeitos adversos com uma dose fracionada da vacina?

A origem da dose fracionada é a mesma da dose completa. A dose fracionada já foi administrada em milhões de pessoas para evitar a febre amarela. Ela é considerada tão segura e eficaz quanto a dose completa da vacina. Efeitos adversos graves após uma dose completa de vacina contra a febre amarela são extremamente raros (menos de um por um milhão de pessoas). Não há evidência de aumento dos efeitos adversos graves quando se utiliza uma dose fraccionada.

11/01/2018

Voltar ao topo Voltar