Coordenador da rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) e pesquisador do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), João Aprígio Guerra de Almeida vai receber, nesta sexta-feira (13/11), o Prêmio Dr. Lee Jong-wook de Saúde Pública de 2020. A cerimônia, que será transmitida remotamente, acontecerá às 10h (horário de Genebra/Suíça), durante a Sessão Plenária da Retomada da 73ª Assembleia Mundial da Saúde.
Será possível acompanhar a cerimônia da premiação aqui, às 6h (horário de Brasília). O webstream ao vivo estará disponível nas seis línguas oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O prêmio cedido pela OMS homenageia cientistas e instituições do mundo que tenham alcançado progressos no campo da saúde das populações. O reconhecimento marca um importante trabalho na trajetória profissional de João Aprígio desde 1998, na promoção do aleitamento materno no Brasil e no mundo, contribuindo na redução da mortalidade infantil.
“Esse reconhecimento é nosso, é do [Sistema Único de Saúde] SUS, é de todos os trabalhadores de saúde que constroem a rBLH e é, acima de tudo, da Fiocruz, uma casa que permite sonhar e realizar”, comentou João Aprígio sobre a premiação.
Mais informações sobre os prêmios podem ser encontradas em documento divulgado pela OMS em maio de 2020.