15/02/2016
Confirmando seu protagonismo nas pesquisas sobre vírus zika no país, a chefe do Laboratório de Virologia Molecular do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), Cláudia Nunes Duarte dos Santos, palestrou como convidada na última sexta-feira (12/2), na The Rockefeller University, em Nova York, Estados Unidos.
Com o tema Zika Vírus nas Américas: Situação atual e direções futuras, a pesquisadora falou para uma plateia lotada e atenta, trazendo o histórico da entrada do vírus no país e na região das Américas e os impactos de sua disseminação. Além de apresentar as pesquisas de ponta coordenadas por ela na Fiocruz Paraná, Cláudia reforçou a mobilização dos pesquisadores da Fundação na busca do maior entendimento sobre o vírus e soluções para o enfrentamento da epidemia.
O Laboratório de Virologia Molecular do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná) é um dos cinco laboratórios sentinelas do Ministério da Saúde para o tema no país. Ganhou destaque ao confirmar através do sequenciamento do genoma viral, em maio de 2015, a presença do vírus zika em oito amostras humanas vindas do Rio Grande do Norte. Em 2016, uma pesquisa desenvolvida pelo laboratório confirmou a transmissão intra-uterina do vírus após a análise da amostra da placenta de uma gestante da região Nordeste, que apresentou sintomas compatíveis de infecção pelo vírus e que sofreu um aborto retido no primeiro trimestre de gravidez.