Portal de Periódicos da Fiocruz celebra dois anos

Publicado em
Flávia Lobato (Portal de Periódicos Fiocruz)
Compartilhar:
X

Acompanhar os avanços da Ciência é preciso. Para navegar entre tantos conhecimentos, informações e canais de comunicação, nada melhor do que contar com uma boa orientação. Pensando em agregar todo o conteúdo de suas sete revistas científicas, ampliar o acesso e promover o diálogo com todos os seus públicos, há dois anos, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou o Portal de Periódicos Fiocruz. Um dos principais instrumentos da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz, o Portal já recebeu 80.285 visitantes desde que foi lançado - sendo a maioria de mulheres (70%) entre 25 e 34 anos. No Facebook, o Portal de Periódicos Fiocruz celebrou seu primeiro aniversário com 2.288 curtidas, chegando ao seu segundo ano com 4.416 (48,18% a mais de público). 

Os resultados mostram que o canal vem contribuindo para aproximar a sociedade dos temas científicos, como afirma o vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Manoel Barral. “O Portal tem se mostrado eficiente na integração das revistas, dando visibilidade à produção e publicações científicas. Neste ambiente, a Fiocruz promove o debate de temas importantes do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema de Ciência e Tecnologia do país, se posicionando não só como uma fonte de conhecimento para pesquisadores, professores e estudantes, mas para a sociedade em geral”, completa.

O editor científico do Portal, Carlos Machado, destaca que o Portal de Periódicos Fiocruz não se limita a abordar apenas temas específicos, como a internacionalização, avaliação da produção científica e inovação em periódicos. "Trabalhamos com uma abordagem multidisciplinar no campo da saúde pública e, ao mesmo tempo, transversal, promovendo um diálogo entre as revistas e seus diferentes enfoques e conteúdos". Segundo ele, outro ponto interessante é poder pautar e participar do debate de questões atuais na perspectiva da Ciência. "Por isso, temos estimulado cada vez mais a colaboração entre a equipe editorial das revistas, representada no Fórum de Editores Científicos, com a do Portal”.

A coordenadora executiva do Portal, Ana Furniel, destaca os trabalhos de difusão e comunicação científica. “Aliamos o conteúdo a diferentes formatos, como notícias, infográficos, vídeos e entrevistas". Ela comenta que, em dois anos, foram mais de 20 entrevistas com autores e pesquisadores sobre variados temas da ciência brasileira e internacional: acesso aberto, plágio, debates sobre gênero, divulgação científica, indexadores, o papel dos editores, emergências sanitárias, entre outros. "Dessa forma, o Portal permite expandir este amplo leque de conhecimentos, fazendo com que alcance a sociedade”.

Aliás, esta é uma questão que ganha importância, como lembra a editora convidada Roberta Cardoso Cerqueira. “A própria avaliação das revistas vem passando por mudanças, considerando a influência dos públicos nas redes sociais, que já é reconhecida como uma métrica capaz de contribuir para os indicadores de qualidade dos periódicos”.

E se a rede se amplia, a responsabilidade também. Para que o canal continue de vento em popa, a vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz já trabalha num Plano de Desenvolvimento para manter o Portal atualizado com as transformações das áreas em que atua. O objetivo é dar maior sustentação às atividades e avançar para que este espaço se consolide como uma referência na área de editoria e políticas científicas. Ana conta que, entre as mudanças planejadas, que serão discutidas a partir deste mês no Fórum de Editores Científicos, estão previstas novas páginas para as revistas no Portal de Periódicos Fiocruz, assim como a implementação e o lançamento de um blog, para promover uma interação mais direta com seus diferentes públicos.

Periódicos Fiocruz: breve histórico

Os periódicos editados pela Fiocruz são parte integrante da história da instituição em seus principais campos de atuação e são reconhecidos por sua qualidade e abrangência internacional, estando indexados em bases de dados bibliográficas de nosso país, da América Latina, nos EUA e na Europa. A maioria das revistas está disponível na Scientific Electronic Library Online - SciELO.

O Portal de Periódicos Fiocruz foi lançado no dia 10/3/2015, surgindo como um espaço único de articulação das publicações editadas pela instituição, para integrar informações das revistas. O acesso aberto aos artigos científicos inclui a produção não só de autores da Fiocruz, mas de diversas outras instituições. Dessa forma, pessoas de outros centros de pesquisa, universidades, no trabalho, em casa, no Brasil ou em outros países têm acesso à produção científica.

Além disso, veicula conteúdos variados, em diferentes formatos e linguagem acessível, tais como notícias, vídeos, entrevistas e infográficos. Oferece, ainda, ferramentas de interação e compartilhamento, que ampliam o diálogo com e entre seus diversos públicos, estimulando o intercâmbio de saberes e ideias, assim como a democratização do conhecimento.