Início do conteúdo

05/10/2022

Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2022 divulga resultado

Campus Virtual Fiocruz


A Presidência da Fiocruz, por meio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação, divulga o resultado do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses (Poct). Ao todo, foram 11 contemplados, entre as categorias de premiado e menção honrosa. Confira a listagem dos contemplado na sexta edição do prêmio.  

O Prêmio, uma iniciativa que valoriza a produção do conhecimento acadêmico em saúde, será entregue em cerimônia a ser realizada em outubro de 2022, no âmbito da já tradicional semana de educação.   

Para a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, é uma alegria chegarmos a 6ª edição do POCT. Ela comentou que ao longo desses anos tem sido possível identificar teses de elevado valor para o avanço do campo da saúde, nas áreas temáticas de atuação da Fiocruz.

"A Fiocruz trabalha cotidianamente para o fortalecendo do sistema brasileiro de ciência e tecnologia, sendo a manutenção dessa premiação anual mais um exemplo, entre tantos outros, de valorização de nossas áreas de pesquisa". A coordenadora-geral de Educação da Fiocruz, Cristina Guilam, lembrou que a adesão dos egressos e orientadores à chamada é cada vez maior, ano a ano, consolidando a importância da premiação na instituição. 

O Prêmio Oswaldo Cruz de Teses visa distinguir teses de elevado valor para o avanço do campo da saúde em diversas áreas temáticas de atuação da instituição. Nesse sentido, Eduarda Cesse, que é coordenadora adjunta de Educação, ressaltou o caráter diferenciado da avalição das teses submetidas ao Poct. Segundo ela, essa apreciação é realizada por pesquisadores de reconhecida expertise, externos à Fiocruz, garantindo, assim, que o processo avaliativo seja mais independente. 

Concorreram ao Prêmio doutores e doutoras, cujas teses tenham sido defendidas entre os meses de maio de 2021 e abril de 2022 nos cursos da Fiocruz e em cursos nos quais a Fundação participa de forma compartilhada, e que sejam registrados na Coordenação-Geral de Educação (CGE). 

Cada premiado receberá um certificado e o apoio de até R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais), que poderá ser utilizado para deslocamento, inscrição e estadia em eventos presenciais; inscrição em evento remoto; publicações de artigos em revistas especializadas/traduções de artigos, que nesta edição traz como novidade a obrigatoriedade de ser em revista de acesso aberto e Qualis B2 ou superior na respectiva área de avaliação do PPg de origem na Capes; cursos presenciais ou à distância e compra de livros acadêmicos; cursos presenciais ou à distância e compra de livros acadêmicos. 

Resultado do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2022.

Voltar ao topo Voltar