A Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, reuniu-se nesta terça-feira (24/1) com uma delegação britânica, composta pelo encarregado de negócios do Reino Unido, Wasim Mir, e pela diretora da rede de Ciência e Inovação do Reino Unido, Julia Knights. Na primeira visita oficial desde sua posse, a presidente tratou de acordos de cooperação já existentes entre a Fundação e o Reino Unido, assim como de possíveis novas colaborações entre a instituição e o país europeu.
A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e representantes do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação recebem o embaixador interino do Reino Unido, Wasim Mir (foto: Pedro Burger)
A importância de ações que tratem de problemas relacionados à resistência antimicrobiana foi um dos pontos abordados no encontro, sendo discutida a possibilidade de uma oficina ou de um curso em parceria entre a Fiocruz e o governo britânico para pesquisadores da Fundação em 2017.
Nísia também lembrou de atividades que a Fiocruz já desenvolve em parceria com o governo britânico, como ações em conjunto com as universidades de York e de Oxford. Além disso, a importância que a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável tem recebido dentro da Fiocruz também foi outro ponto discutido na reunião.
Além de Nísia, o coordenador técnico do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz), José Roberto Ferreira, os assessores técnicos do Cris Lúcia Marques e Carlos Linger e o assessor técnico em vigilância em saúde Marco Horta também participaram do encontro.