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09/12/2015

Proqualis destaca iniciativas de segurança do paciente no Brasil

Isis Breves (Proqualis/Icict/Fiocruz)


Experiências Brasileiras. Esta é a denominação da página do Portal Proqualis em que são publicadas as iniciativas de segurança do paciente desenvolvidas em hospitais brasileiros de excelência na gestão hospitalar. São elas “Identificação do Paciente”, coordenada pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO); “Prevenção de Infecções Associadas a Cateter Venoso”, coordenada pelo Hospital do Coração (Hcor); “Prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica”, coordenada pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA); “Prevenção de Quedas”, coordenada pelo Hospital Samaritano de São Paulo; “Prevenção de Úlcera por Pressão”, coordenada pelo Hospital Israelita Albert Einstein; “Segurança Transfusional”, coordenada pelo Hemorio; e “Uso de Medicamentos”, coordenada pelo Hospital Sírio-Libanês.

Segundo a médica Maria de Lourdes Moura, mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), assessora técnico-cientifica do Proqualis e responsável pela página Experiências Brasileiras, a iniciativa é pautada na prevenção de eventos adversos de importante impacto no Sistema Único de Saúde (SUS), por acarretarem aumento da morbidade, da mortalidade, do tempo de tratamento dos pacientes e dos custos assistenciais, além de repercutirem em outros campos da vida social e econômica do país.

“É uma atividade inovadora que representa a possibilidade de identificar os hospitais de nosso país que estão desempenhando práticas de segurança do paciente de excelência, e compartilhar essas experiências”, explica Claudia Travassos, coordenadora geral do Proqualis e pesquisadora titular do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Lis/Icict/Fiocruz). De acordo com Travassos, na página são disponibilizados protocolos, instrumentos, estratégias e resultados de cada iniciativa. Dessa forma, o Proqualis desempenha o papel de facilitador, ao elaborar uma rede para difusão e contribuir para que os hospitais brasileiros implementem, de modo efetivo, práticas assistenciais para melhorar a segurança do paciente.

O primeiro hospital a ser parceiro do Proqualis nessa empreitada foi o Hospital Samaritano de São Paulo, que desenvolve a temática “Prevenção de Quedas”. O objetivo é reduzir a ocorrência de queda de pacientes nos pontos de assistência e o dano dela decorrente, por meio da implementação de medidas que contemplem a avaliação de risco do paciente, garantam o cuidado multiprofissional em um ambiente seguro e promovam a educação do paciente, dos familiares destes e dos profissionais.

Outra iniciativa registrada no site é a do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). Segundo a médica Isabela Simões, Chefe da Assessoria de Qualidade, a identificação do paciente é uma estratégia que assegura que o tratamento seja realizado no paciente correto. Isso inclui desde a entrada dele no hospital até a sua saída, incluindo todas as possíveis intervenções pelas quais pode passar em sua trajetória hospitalar. “O INTO está implantando, inicialmente no CTI, a utilização de código de barras para fazer a verificação do medicamento ou de um teste de glicemia, por exemplo, com o propósito de averiguar se realmente confere com a prescrição do prontuário do paciente. Antes da realização de qualquer procedimento de diagnóstico ou cirúrgico, os pacientes passam pela lista de verificação (Check List) padrão para cada procedimento do hospital, descritos em seus POPs (Procedimento Operacional Padrão)”, acrescenta Isabela.

Outro exemplo de inovação vem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), responsável por disseminar medidas que podem ser adotadas na rotina assistencial de prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica, um tipo de infecção frequente em pacientes hospitalizadas, principalmente naqueles admitidos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). “Publicar nossos protocolos no Proqualis é poder difundir um modelo a ser seguido, é ser reconhecido pelas boas práticas”, avalia a médica Helena Barreto dos Santos, Assessora de Planejamento e Avaliação e coordenadora do Programa de Qualidade e Informação em Saúde do HCPA. “Para se ter uma ideia, o protocolo assistencial de pneumonia relacionada à ventilação mecânica foi implementado em 2006 no HCPA, onde a média anual dessa infecção era de 100 casos. Até a presente data de 2015, tivemos 23 casos. As medidas preconizadas estabelecem diretrizes de diagnóstico, manejo e prevenção a serem aplicados em todos pacientes internados nas UTIs de adulto e submetidos à ventilação mecânica”, completa a enfermeira Loriane Konkewicz, coordenadora da Comissão de Infecção Hospitalar do HCPA.

Na subpágina “Segurança Transfusional”, do Hemorio, são publicados conteúdos sobre segurança da cadeia produtiva do sangue, que inclui desde a promoção à doação, triagem clínica e laboratorial, coleta e amostras, até o ciclo transfusional, a transfusão de sangue para o paciente. Nessa etapa, a segurança do paciente passa pela prescrição médica, coleta de amostras, seleção pré-transfusional, expedição das bolsas selecionadas até a transfusão efetiva. Cada etapa da cadeia apresenta um protocolo específico para a segurança do paciente.

A subpágina “Uso Seguro de Medicamentos”, coordenada pelo Hospital Sírio-Libanês (HSL), disponibiliza documentos com as diretrizes elaboradas pela Farmácia do HSL, que atua nos processos da cadeia de insumos farmacêuticos, incluindo organização e gerenciamento, seleção e aquisição, estoque e armazenamento, prescrição e transcrição, preparo e dispensação, administração e monitoramento seguro dos medicamentos, com a finalidade de garantir e prestar assistência integrada ao paciente e à equipe multidisciplinar envolvida no cuidado. Um dado importante do HSL, que faz parte da rede de Hospitais Sentinelas do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, é que em 2011 foram introduzidas ações proativas para a identificação de reação adversa medicamentosa (RAM). Em 2010, o número de notificações de RAM foi de 20 notificações e, em 2013, chegou a um total de 396 notificações.

A subpágina “Prevenção de Úlcera por Pressão”, do Hospital Israelita Albert Einstein, é voltada para medidas de cuidado relativamente simples, que podem garantir com que a pele do paciente se mantenha íntegra durante o período de internação. A manutenção da integridade da pele de pacientes internados é um fator de importância na prevenção de eventos adversos, já que a ocorrência de úlceras por pressão causa impacto tanto para o paciente e seus familiares, quanto para o serviço de saúde, pois prolonga o tempo de internação e aumento o risco de infecções e outros agravos evitáveis. “Nosso compromisso com o Proqualis é o compromisso social de atuar e desenvolver tecnologias, processos e soluções que possam promover mudanças positivas no sistema de saúde”, assegura Paola Andreoli, Gerente de Qualidade e Segurança da Assistência da Diretoria de Prática Assistencial, Qualidade, Segurança e Meio Ambiente do Hospital Israelita Albert Einstein e Assessora Técnico-Científica do Proqualis.

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