A edição desta semana dos Seminários Avançados do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) irá debater a Agenda da saúde global no âmbito da 77ª Assembleia Mundial da Saúde. O webinário, que reúne especialistas da Fiocruz, das Nações Unidas e de outras instituições, pretende fazer um balanço sobre o órgão de decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS), que ocorreu há duas semanas em Genebra, na Suíça. O encontro do Cris/Fiocruz será na quarta-feira (12/6), às 10h, com transmissão em português, inglês e espanhol.
Para falar sobre o plano geral de trabalho da OMS 2025-2028, irá participar do webinário a emissária do diretor-geral da OMS para Assuntos Multilaterais, Stéphanie Seydoux. A médica e pesquisadora da Fiocruz Paula Reges, por sua vez, trará para a audiência um balanço da AMS, as principais decisões e resoluções.
A assessora técnica da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde (Aisa/ MS) e pesquisadora do Cris/Fiocruz, Luana Bermudez, falará sobre o Acordo de pandemias, que deveria ser aprovado na assembleia. O pesquisador visitante sênior da Fiocruz Brasília Eduardo Hage abordará, em sua fala, o tema da revisão do Regulamento Sanitário Internacional (RSI).
Juntam-se ao time de participantes do webinário, como debatedores, a professora titular de Ética da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Deisy Ventura e o chefe da Divisão de Saúde Global MRE Brasil, Igor Barbosa.
A introdução e mediação do seminário ficam a cargo do pesquisador sênior do Cris/Fiocruz Luiz Augusto Galvão.
Em português:
Em espanhol:
Em inglês: