18/07/2013

Tecnologia para processos de revelação e sequenciamento de DNA em pesquisas genéticas entra em operação na Fiocruz

Isadora Marinho

O parque de equipamentos para pesquisa do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) acaba de ganhar reforço com o início das atividades de um novo sequenciador de DNA. Situado na Plataforma de Sequenciamento de Alto Desempenho do Instituto, o equipamento 454 GS Junior tem uma das tecnologias mais modernas do mundo para os processos de revelação e sequenciamento de DNA. Sua aplicação se estende a todas as áreas do conhecimento que possuem interface com a genética, como genômica, biodiversidade e estudos de quasi-espécies virais (espécies de vírus que são altamente suscetíveis a mutações). Neste último caso, o sequenciador é capaz de identificar genomas com baixa prevalência que apresentam  alterações ocorridas em vírus altamente mutáveis, como os da  Influenza e o HIV, por exemplo.

A Plataforma de Sequenciamento de Alta Vazão está disponível para pesquisadores e alunos de toda a comunidade Fiocruz (Foto: Gutemberg Brito)

De acordo com a coordenadora da plataforma e chefe do Laboratório de Genética Molecular de Microorganismos do IOC, Ana Carolina Paulo Vicente, o equipamento é capaz de sequenciar todo o DNA presente em uma amostra, inclusive em casos em que houver mistura de materiais genéticos de diferentes organismos. “Este é o grande diferencial: tornar possível a recuperação de toda a informação genética, independentemente de o pesquisador saber previamente o que existe em determinada amostra”, afirma a pesquisadora. Nestes casos, a articulação com a Plataforma de Bioinformática do IOC garante o processamento dos resultados a fim de identificar cada DNA separadamente.

A tecnologia do 454 GS já é utilizada na Fiocruz Minas e na Fiocruz Paraná e foi adquirida com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Finep/MCTI) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). A pesquisadora antecipa outra novidade: está em processo de aquisição um sequenciador Illumina Hiseq 1500, adquirido com recursos da Faperj. O equipamento é capaz de sequenciar genomas complexos e auxiliar estudos de transcriptoma, expandindo, assim, as abordagens possíveis oferecidas na plataforma tecnológica.