Início do conteúdo

06/08/2006

Trabalho, educação e saúde

por Vivi Fernandes



















Cadernos de Saúde Pública

Volume 20, suplemento 1, 2004


 

O mês de abril marca o lançamento do terceiro número da revista científica Trabalho, educação e saúde, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fiocruz. Desta vez a publicação apresenta, dentre outros, quatro novos temas. No ensaio Linguagem e identidade: um constante trabalho de estilo, da professora Beth Brait, duas dessas novas discussões podem ser observadas: o conceito de atividade e a linguagem no processo do trabalho. O artigo de Yves Schwartz, Circulações, dramáticas, eficácias da atividade industriosa, publicado com tradução inédita para o português, também discute a atividade de trabalho.


O sofrimento e a precarização do trabalho, presente em dois artigos, é outro novo assunto presente na revista. Marcia de Paula Leite discorre sobre o tema a partir de reflexões oriundas da sociologia do trabalho e Acácia Zeneida Kuenzer explora a realidade com a qual os trabalhadores de saúde e da educação se deparam.


O quarto novo tema é a questão do financiamento do ensino médio e da educação profissional, presente na sessão Debate no do periódico. "Discute-se muito sobre o financiamento da educação básica. Em relação ao ensino médio, existe uma longa investigação a ser feita, mas essa é uma área onde poucos pesquisadores atuam", destaca Carla Macedo Martins, editora da revista ao lado de Isabel Brasil e Angélica Ferreira Fonseca.


Trabalho, educação e saúde pode ser adquirida por meio de assinatura anual. Os interessados podem entrar em contato com a secretaria da revista pelo email revtes@fiocruz.br.

Voltar ao topo Voltar