Início do conteúdo

13/06/2014

‘Idosos que cuidam de idosos' é o tema do Sala de Convidados do Canal Saúde na próxima terça (17/6)

Gabriel Cavalcanti / Ascom Canal Saúde


A população de idosos no Brasil vem crescendo com o aumento da expectativa de vida no país. Estudos baseados no Censo de 2010, realizado pelo IBGE, projetam que no ano passado o percentual de brasileiros com mais de 65 anos tenha chegado a 7,4%, o que representa quase 15 milhões de pessoas. E a estimativa é de que a proporção de idosos deve mais do que triplicar, chegando 26,7%, ou seja, chegar a 58,4 milhões de idosos em uma população de 218 milhões. A expectativa média de vida deve subir dos atuais 75 para 81 anos.

O processo de envelhecimento tem consequências naturais que, muitas vezes, fazem com que o idoso precise de cuidados. E, com o envelhecimento da população, é cada vez mais comum que idosos cuidem de outros idosos. A Política Nacional do Idoso e a Política Nacional da Saúde do Idoso determinam que a assistência a essa população deva ter como preocupação básica a sua permanência na comunidade, em sua própria casa. Por isso, a família e a assistência primária são os pilares desse cuidado. É comum que um cônjuge cuide do outro, ou que filhos já com mais de 65 anos cuidem de seus pais mais velhos.

Mas quem cuida de quem cuida? O Sala de Convidados desta terça-feira (17) debate, ao vivo, às 11h, o tema 'Idosos que cuidam de idosos'. Entre os convidados, estão confirmados a  gerente do Programa do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde da cidade do Rio de Janeiro, Germana Perissé; e o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em educação/ gerontologia pela Unicamp, Serafim Paz.

Sobre o Sala de Convidados

É um programa de debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias, com uma hora de duração, das 11h às 12h. Os temas têm relevância factual e estão relacionados às políticas públicas na área da saúde.

Participação ao vivo

O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde em Fale com a Gente.

Como assistir

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.
Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.

Voltar ao topo Voltar