Início do conteúdo

22/06/2009

2º Fiocruz Minas pra Você supera expectativas

Rodrigo Clementoni


Realizado no último sábado (20/6), o 2º Fiocruz Minas Pra Você, evento promovido juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, marcou a abertura da campanha 2009 de vacinação contra a poliomielite e mostrou ao público parte do trabalho desenvolvido pelo Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas) em prol da pesquisa e da saúde pública. A tenda de vacinação imunizou 370 crianças menores de 5 anos, mais que o dobro da 1ª edição do evento, em 2008. Além disso, pessoas de todas as classes sociais e idades tiveram a oportunidade de conversar e tirar dúvidas com pesquisadores e estudiosos de variadas especialidades.


 2º Fiocruz Minas Pra Você vacinou 370 crianças menores de 5 anos 

2º Fiocruz Minas Pra Você vacinou 370 crianças menores de 5 anos 


Dos 14 laboratórios que compõem o CPqRR, 12 montaram suas tendas na avenida, além do Biotério, da Biblioteca Zigman Brener, do SESC e da Secretaria Municipal de Saúde, entre outras. Foram notáveis a motivação e o envolvimento de todos os participantes e voluntários.


O evento contou com música, teatro, apresentação de mágica, desenhos e brincadeiras educativas, playground, jogos de mesa e tabuleiro, cama elástica, castelo inflável, exposições, aferição de pressão arterial, glicemia e peso, tudo isso com a animação de Zé e Maria Gotinha, mascotes da campanha, além da visita de Raposão e Galo Doido, mascotes dos times mineiros Cruzeiro e Atlético, respectivamente.


Prestigiaram o evento o diretor da Fiocruz Minas, Rodrigo Corrêa, os vice-diretores Paulo Filemon Pimenta e Carlos Zani, os pesquisadores e ex-diretores Álvaro José Romanha e Omar dos Santos Carvalho, o assessor da Reitoria para a área da Saúde da UFMG, Paulo Pimenta, a coordenadora de Doenças Transmissíveis da Secretaria Estadual de Saúde, Jandira Campos, o superintendente de Epidemiologia, Francisco Lemos, a coordenadora do Serviço de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Luciane Robespiel, e o presidente do Rotary Clube Barro Preto, Antônio Helvécio, além dos associados Saulo Clementoni, José Arcebispo e Carlos Augusto.


Munir Chamone, do Instituto Cidadania dos Empregados do BDMG, foi outro convidado que permaneceu no evento durante todo o dia. Ele é o criador do Pão Forte, composto alimentício criado há 20 anos e distribuído em áreas de risco social, capaz de retirar crianças da desnutrição.

 

Na opinião de Jandira Campos, o Fiocruz Minas pra Você "é ótimo, por promover o envolvimento da ciência com a coletividade". “Tinha de tudo, Anopheles de malária, com Plasmodium, barbeiros de todos os tipos com explicações riquíssimas sobre a doença de Chagas, também leishmaniose e tudo mais. Os pesquisadores levaram seus microscópios para

rua com muita boa vontade de explicar o que fazem”, diz uma nota da Associação Mineira de Saúde Coletiva (Amep), que também participou do evento como convidada. Segundo Clomar Ribeiro da Luz, veterinário que integra a Amep, “é uma oportunidade maravilhosa poder falar sobre ciência e saúde com pessoas de todas as classes sociais”.


A advogada Janaina Nascimento contou que já conhecia a Fiocruz, mas ficou impressionada com o evento. “Nunca houve nada parecido aqui; chamou a atenção até de quem não é da região. Toda campanha de vacinação devia ser assim”, disse. Mirian Paula, moradora do Barro Preto, disse que já tinha visto o prédio do CPqRR, mas não conhecia o trabalho desenvolvido pela instituição. Achou o evento “muito bom e bem organizado”. Na opinião do farmacêutico e bioquímico Jarbas Vasconcelos, professor da UFMG que já atuou no CPqRR, o Fiocruz Minas pra Você foi “uma das melhores iniciativas para mostrar à população toda uma atividade usualmente discutida entre paredes”. Ele chamou a atenção para o grande número de jovens cientistas e estudantes que compuseram as tendas de laboratório. “Foi uma idéia maravilhosa”, afirmou.


O encerramento ficou a cargo do grupo de percussão Tambor Mineiro. A opinião geral, de participantes e organizadores, é de que o evento foi um sucesso. Com isso, a unidade mineira da Fiocruz dá mais um passo em direção ao seu reconhecimento como uma das mais importantes instituições de pesquisa científica de Minas Gerais e do Brasil.



Publicado em 22/6/2009.

Voltar ao topo Voltar