Início do conteúdo

20/10/2010

5ª Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente premia os melhores trabalhos escolares e escolhe seis vencedores nacionais

Juliana Marques


Entre os dias 20 e 23 de outubro, professores e alunos premiados na 5ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) estarão reunidos para a cerimônia de premiação e atividades programadas para a Semana de Ciência e Tecnologia, na Fiocruz, no Rio de Janeiro. Este ano foram quase 800 textos, vídeos e projetos enviados por escolas públicas e privadas de todo o Brasil, e agora, os 34 trabalhos de maior destaque nas suas respectivas regionais serão avaliados na etapa nacional.



De Pauini, no interior do Amazonas, ao município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, a Olimpíada receberá 33 professores e 34 alunos representantes de cada projeto contemplado. Além de divulgar o trabalho realizado, eles terão a chance de conhecer o campus da Fiocruz em Manguinhos, visitar o Museu da Vida, o Jardim Botânico e o Corcovado, localizado na maior floresta urbana do mundo. Todos irão participar ainda de oficinas com integrantes do Saúde e Alegria, de Santarém (PA), um dos mais antigos projetos de desenvolvimento comunitário na área de promoção da saúde na Amazônia.


Durante o mês de agosto, a Olimpíada selecionou os melhores trabalhos em suas coordenações regionais: Norte, Nordeste 1, Nordeste 2, Centro-Oeste, Sudeste e Minas-Sul. Cada regional contemplou dois trabalhos em três modalidades: Elaboração de Texto, Produção Audiovisual e Projeto de Ciências – um para cada categoria - ensino fundamental e ensino médio, totalizado milhares de professores e estudantes mobilizados em centenas de escolas.


A escolha de 2010 como Ano Internacional da biodiversidade pela Unesco e o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Ciência para o Desenvolvimento trazem um motivo a mais para destacar a importância da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente no contexto escolar. De acordo com a coordenadora nacional da Obsma e pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), Cristina Araripe, a premiação oferece aos participantes a oportunidade de compartilhar ideias para novos trabalhos. “Conhecer a diversidade biológica para proteger ecossistemas ameaçados é um desafio constante, e a Fiocruz é uma instituição de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico em saúde que tem um forte compromisso com a educação. Por isso, é essencial integrar o trabalho de professores e alunos nas escolas do país em prol da saúde e da preservação do meio ambiente”, afirma Araripe.


Cerimônia de premiação

22 de outubro de 2010

Aberta ao público

Local: auditório do Museu da Vida, no campus da Fiocruz (Avenida Brasil 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro).

Horário: 10h às 12h30


A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente


O que é a Olimpíada?

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente foi lançada em 2002, como um projeto científico e educativo, por iniciativa da Fiocruz, em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). Entre seus principais objetivos, destacam-se a valorização dos docentes e jovens estudantes no aprendizado multidisciplinar nas escolas, e o estímulo a reflexões sobre temas como saúde, sustentabilidade ambiental e educação.


Quem pode participar?

Professores do ensino fundamental e do ensino médio da rede pública e privada de todo o Brasil podem participar trabalhos desenvolvidos com seus alunos nas três modalidades: Elaboração de Texto, Produção Audiovisual e Projeto de Ciências.


Quais são os temas mais abordados nos trabalhos enviados?

Temas relacionados ao meio ambiente, como reciclagem, poluição, sustentabilidade e aquecimento global são alguns dos mais abordados pelos trabalhos enviados à Olimpíada. No entanto, muitos professores também mobilizam seus alunos para realizarem projetos sobre prevenção de doenças, preservação dos ecossistemas e interação do cidadão com a natureza.


Como são escolhidos os trabalhos vencedores?

São selecionados dois jurados para a seleção dos trabalhos em cada modalidade. Eles consideram, especialmente, a contextualização do tema, clareza dos objetivos e valorização do conhecimento científico dentro e fora das salas de aula.


Qual é a prêmio?

Cada um dos 34 trabalhos contemplados nas regionais é representado por um professor e um aluno. Eles recebem como prêmio a viagem de ida e volta para o Rio de Janeiro, incluindo acomodação e alimentação. Eles participam de atividades na Fiocruz, passeios e recebem placas e medalhas durante a cerimônia de premiação.


Quando será a próxima edição?

As inscrições para a 6ª edição da Olimpíada terão início a partir do 2º semestre de 2011.


A 5ª Obsma em números

Total de trabalhos enviados: 789

Por categoria: Ensino Fundamental: 409 - Ensino Médio: 380

Por modalidade:  Elaboração de Texto: 266 - Produção Audiovisual: 272 - Projeto de Ciências: 251


Mais informações no site da Olimpíada: www.olimpiada.fiocruz.br


Contato

Assessoria de imprensa

Juliana Marques

julianamarques@fiocruz.br

(21) 2560.8259 | 9994.8281


Publicado em 18/10/2010.

Voltar ao topo Voltar