Início do conteúdo

06/11/2013

6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente: conheça os premiados

Ariane Mondo


Após vários meses de muito trabalho, a cerimônia de premiação da 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) que aconteceu no dia 31 de outubro, na Tenda da Ciência no Museu da Vida (Fiocruz), Rio de Janeiro, encerrou com chave de ouro esta edição do projeto. Os 64 professores e alunos premiados, vindos de várias partes do Brasil, foram as estrelas da tarde.

A cerimônia lotou o auditório da Tenda da Ciência e entre os presentes estavam autoridades da Fundação Oswaldo Cruz, como o atual presidente Paulo Gadelha, e a Vice-Presidente de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), Nísia Trindade Lima, além dos coordenadores regionais da OBSMA, funcionários da Fiocruz e parceiros da Olimpíada.

Alunos e professores representantes dos 32 trabalhos premiados regionais receberam, respectivamente, medalhas e placas de reconhecimento pelo trabalho pedagógico. Ainda durante a cerimônia foram divulgados os destaques nacionais, trabalhos dentre os 32 que foram considerados os melhores nas distintas categorias e modalidades.

Os destaques nacionais da 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente são:

Modalidade Projetos de Ciência:

Biologia e pastoral da criança – Uma oportunidade de aprender para ensinar sobre saúde
Categoria: Ensino Médio
Escola: Colégio Santo Agostinho
Localidade: Belo Horizonte – MG – (Regional Minas/Sul)
Professor(a) responsável: Sabrina Barbosa de Oliveira

Sustentabilidade: tema motivador para a inserção do aluno no mundo letrado
Categoria: Ensino Fundamental
Modalidade: Projeto de ciências
Escola: E.M.Profª Arlene Marques Almeida
Localidade: Campo Grande – MS (Regional: Centro-Oeste)
Professor(a) responsável: Marilyn A. Errobidarte de Matos

Modalidade Produção Audiovisual:

Crescimento urbano desordenado: um dia no trânsito
Categoria: Ensino Fundamental
Escola: Escola Ipiranga
Localidade: Petrópolis – RJ (Regional: Sudeste)
Professor(a) responsável: Carlos Roberto Sattler

Menino do lixo
Categoria: Ensino Médio
Escola: E.E. Profª Maria Santos Bairão
Localidade: Santa Isabel – SP (Regional: Sudeste)
Professor(a) responsável: Kleber José da Silva

Modalidade Produção de Texto:

Reportagem fotográfica
Categoria: Ensino Médio
Escola: E.E. Prof. Therezinha Sartori
Localidade: Mauá – SP (Regional Sudeste)
Professor(a) responsável: Helena Yukie Kanomato

Desertificação: a natureza chora tamanha destruição
Categoria: Ensino Fundamental
Escola: E.E.F. Antônio Alves Maia
Localidade: Tabuleiro do Norte – CE (Regional: Nordeste I)
Professor(a) responsável: Cleudemarcos Lopes Feitoza

Além de placas e medalhas, os alunos e professores dos trabalhos premiados receberam como prêmio uma viagem ao Rio de Janeiro com direito a passeios socioeducativos. De 29 a 31 de outubro eles estiveram na cidade e puderam visitar o Cristo Redentor, conhecer a Fiocruz, em Manguinhos, ter uma sessão de curtas na Cinema Nosso, instituição cultural parceira da Olimpíada, além de fazer um suco de clorofila, dentro da filosofia do projeto Terrapia, da Fiocruz.

A equipe Olímpica agradece todo o apoio recebido para a realização desta edição da OBSMA e convida todos os professores e estudantes dos ensinos fundamental e médio de todo o Brasil a colocarem a criatividade e o conhecimento em prática. Em breve, divulgaremos no nosso site o chamado para a 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. Até lá!

Sobre a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) é um projeto educativo criado em 2001 pela Fiocruz em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). A OBSMA tem abrangência nacional e a cada dois anos recebe, avalia e divulga atividades desenvolvidas por professores e alunos em sala de aula. A Olimpíada contempla os projetos realizados por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 4º ano do Ensino Médio – incluindo os ensinos profissionalizante e de jovens e adultos (EJA) -, nas modalidades Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências.

A OBSMA busca incentivar a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas ganhem visibilidade. Estão entre os objetivos da OBSMA: (1) incentivar a realização de atividades interdisciplinares relacionadas à saúde, ao meio ambiente e à qualidade de vida, nas escolas brasileiras de educação básica e (2) conhecer, valorizar e divulgar estas atividades. Contabilizando cerca de quatro mil projetos inscritos em todas as edições, a Olimpíada recebeu trabalhos que chamaram a atenção para temas como preservação de recursos hídricos, problemas gerados pelo lixo, malefícios causados por agrotóxicos, entre outros, expressos em poesias, documentários, cordéis, pesquisas de campo, reportagens e projetos de reciclagem. 

Voltar ao topo Voltar