Início do conteúdo

24/10/2013

7ª Olimpíada Saúde e Meio Ambiente é destaque na SNCT

Ascom / Fiocruz Brasília


Os sons da percussão do grupo Bateria Nota Show anunciaram o lançamento da 7ª Olimpíada Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) na 10° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Brasília, na tarde desta última quarta-feira (23/10). Enquanto os músicos de Ceilândia – na grande maioria jovens e adolescentes – se apresentavam, os trabalhos vencedores da 6ª edição eram mostrados em um grande telão.

Grupo Bateria Nota Show no lançamento da 7ª Olimpíada Saúde e Meio Ambiente na SNCT 2013. Foto: Fiocruz Brasília.

 

“Viemos para mostrar um pouco sobre um dos trabalhos que a Fiocruz realiza em âmbito nacional, e para lançar a próxima edição”, afirmou a coordenadora nacional do projeto, Cristina Araripe, que também destacou a importância da OBSMA: “capacitar e estimular os professores a trabalharem saúde e meio ambiente de maneira mais profunda dentro das salas de aula. Nosso modelo de Olímpiada é bem diferente dos demais, por ser científica”.

Criada em 2001, a Olimpíada é um projeto educativo Fiocruz, em parceria com a Abrasco, que a cada dois anos recebe, avalia e divulga atividades desenvolvidas por professores e alunos em sala de aula. A Olimpíada contempla os projetos realizados por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 4º ano do Ensino Médio – incluindo os ensinos profissionalizante e de jovens e adultos (EJA) -, nas modalidades Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências.

Ao todo, cerca de 4 mil projetos já foram inscritos em todas as edições, sobre temas relacionados à preservação de recursos hídricos, problemas gerados pelo lixo, malefícios causados por agrotóxicos, entre outros, expressos em poesias, documentários, cordéis, pesquisas de campo, reportagens e projetos de reciclagem.

Este ano, a OBSMA participa da SNCT em duas capitais brasileiras, simultaneamente: Brasília e Rio de Janeiro, que recebem a Mostra Olímpica, compilação dos trabalhos premiados na última edição da Olimpíada. Um vídeo com o resumo dos projetos e banners com os destaques nacionais da 6ª OBSMA estarão expostos na área externa do Museu da Vida, no Rio de Janeiro, e no
Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, de 21 a 25 de outubro. A Mostra Olímpica é realizada com o apoio do CNPq e já esteve em Recife no mês de julho, durante a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

“Na sétima edição queremos ampliar ainda mais o diálogo entre os atores envolvidos. A Fiocruz acredita na força da cultura para refletir sobre a promoção de mais qualidade de vida no mundo que a gente vive. Neste sentido, a Olimpíada contribui de forma muito abrangente”, destacou a coordenadora regional do OBSMA e do Programa de Educação, Cultura e Saúde da Fiocruz Brasília (Pecs), Luciana Sepúlveda.

O grupo musical Coletivo Artsam levantou o público ao som de ragga, hip hop e grafite, feitos simultaneamente durante a programação cultural promovida pela Olimpíada. O encerramento ficou por conta do grupo Elemento 5, que uniu o break e o basquete, e fez um resgate da cultura de rua das cidades do Distrito Federal.

Atleta Daiane dos Santos visita Arena da Saúde da Fiocruz

Na terça-feira (22/10), a atleta Daiane dos Santos, campeã mundial de ginástica olímpica, visitou e participou das atividades do estande da Fiocruz na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília. A visita foi realizada no dia da abertura oficial do evento, quando o ministro de C&T, Marco Raupp, anunciou o tema da semana para 2014: Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social do país.

A atleta Daiane dos Santos em visita a Arena da Saúde da Fiocruz Brasília. Foto: Fiocruz Brasília.

 

Daiane foi a garota propaganda da Semana de C&T deste ano. Por isso, foi homenageada pelo ministro Raupp na cerimônia de abertura, sendo muito aplaudida por todos. Já no estande da Fiocruz, ela participou das atividades promovidas pela instituição, elaboradas em parceria com entre a Fiocruz Brasília, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e a Vice Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS). "A Fiocruz está de parabéns pelo trabalho. Além de o estande estar muito bonito, ainda ajuda as crianças a aprender sobre saúde. Fiquei muito bem impressionada", afirmou.

 A 10° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) segue no embalo dos megaeventos esportivos que serão sediados pelo Brasil em 2014 e 2016 – a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Durante a abertura oficial realizada na tarde de terça-feira (22/10), o ministro Marco Antônio Raupp destacou o papel que a Ciência possui para o Esporte, a Saúde, e demais setores do país.

Para Raupp, a SNCT é o momento de interação entre a comunidade científica, instituições que trabalham no setor e a sociedade brasileira. No ano em que o evento comemora sua 10ª edição, o ministro ressaltou a pertinência em abordar a relação entre Ciência, Esporte e Saúde. “Aproveitamos o tema que está na ordem do dia, que são os eventos de grande magnitude, para transmitirmos melhor a nossa mensagem e falar da importância da ciência para a modernização da sociedade, que beneficia a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

 Este ano, a SNCT bate recorde. São mais de 30 mil atividades realizadas em mais de 800 municípios. “Este é o indicador de que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deu certo. O tema deste ano tem como objetivo mostrar aos jovens que, por trás do esporte e da saúde, tem muita tecnologia”, disse o secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do MCTI, Osvaldo Filho.

O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, ressaltou que não existe saúde e ciência sem educação de qualidade. “É preciso de ciência, saúde e esporte, mas para isso é preciso de educação, educação e educação”. O ministro destacou que a disciplina de Ciências passou a fazer parte da Prova Brasil e que fará parte do Ideb em 2014, além de Português e Matemática. “Nós queremos um futuro com jovens que saibam também sobre Ciência”, finalizou.

Fiocruz na 10° SNCT em Brasília

A Fiocruz inspirou-se no espírito olímpico para criar a Arena da Saúde, com várias atividades inéditas elaboradas especialmente para o público brasiliense da 10° SNCT, criadas em parceria entre a Fiocruz Brasília, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS). Até o próximo dia 27/10, a instituição une ciência, esporte e saúde em jogos voltados ao público infanto-juvenil, que estimulam o aprendizado sobre temas como promoção da saúde, meio ambiente, sustentabilidade, dengue, além de vetores e doenças, de forma lúdica e interativa.

Já no primeiro dia de evento, na manhã desta segunda-feira, 21/10, os visitantes puderam participar das atividades Natação dos Vetores, Basquete da Sustentabilidade e Maratona Contra a Dengue. Por meio de atividades educativas, a Fiocruz reforça seu papel que está além do desenvolvimento das pesquisas, ensino, produção de medicamentos e vacinas: a instituição promove a popularização da ciência, com orientações e esclarecimentos acerca da prevenção e cuidados com a saúde, além de contribuir com o aprendizado dos estudantes ao abordar conteúdos dados em sala de aula, da alfabetização ao Ensino Médio.

Voltar ao topo Voltar