Início do conteúdo

17/08/2009

A parceria com a GlaxoSmithKline Biológicos


A GlaxoSmithKline é uma das maiores empresas farmacêuticas de pesquisa do mundo. Sua divisão de imunobiológicos, a GSK Biológicos (GSK Bio), é a maior pesquisadora e fabricante de vacinas do mundo, empregando mais de 1.500 cientistas. Em 2008 a GSK Bio distribuiu mais de 1,1 bilhão de doses de vacinas para 176 países – uma média de três milhões de doses por dia. No Brasil, a cada segundo quatro brasileiros recebem uma vacina da GSK. Atualmente são 30 vacinas aprovadas e 20 em desenvolvimento. Com sede na Bélgica, a GSK Bio tem 13 fábricas em todo o mundo.


Presente no Brasil há mais de cem anos, a GSK tem uma longa história de contribuição para a saúde dos brasileiros e de envolvimento em grandes projetos com o governo. Atualmente a empresa gera 1.100 empregos diretos e é a maior multinacional farmacêutica baseada no estado do Rio de Janeiro, com uma fábrica de alta tecnologia e um alto padrão de investimentos. A GSK Brasil está entre os trinta principais exportadores do país.


Em razão da excelência tecnológica em vacinas do Brasil, reconhecida internacionalmente, a GSK tem orgulho de trabalhar em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e em estar envolvida no desenvolvimento das mais importantes vacinas incluídas no Programa Nacional de Imunização (PNI) brasileiro, através de três acordos de transferência de tecnologia.


O mais recente acordo contemplou a vacina contra o rotavirus, disponível na rede pública desde 2006. Os anteriores contemplaram a vacina contra a meningite (Hib), em 1998, e a vacina tríplice viral em 2003. mas mesmo antes dos acordos de transferência, a parceria entre GSK e Fiocruz já existia desde 1985, quando um acordo de colaboração técnica foi estabelecido para a erradicação da pólio.


Publicado em 17/07/2009. 

Voltar ao topo Voltar