Início do conteúdo

24/03/2014

Abertas as inscrições para a sétima edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Ariane Mondo


No dia 18 de março, durante a aula inaugural da Fiocruz, foram abertas oficialmente as inscrições para a sétima edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA). Os professores interessados em participar com trabalhos realizados na sala de aula, devem acessar o sistema de cadastro no site oficial da OBSMA e podem realizar inscrições até o dia 31 de julho de 2014. O vídeo institucional da sétima edição da olimpíada traz informações gerais sobre o projeto e pode ser visto aqui.

 

A comunidade virtual de entusiastas da Olimpíada Fiocruz cresce a cada dia e em 22 de março a página oficial da OBSMA no Facebook (www.facebook.com/obsma) alcançou a marca de mil curtidas. Além da rede social, a olimpíada também está ativa no Twitter (www.twitter.com/obsma), YouTube (www.youtube.com/obsma) e Flickr (www.flickr.com/obsma).

Após conclur o ano de 2013 tendo novamente um projeto aprovado  pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente segue em 2014 com uma agenda intensa de atividades. Entre as ações planejadas para este ano estão: inscrições e avaliações de trabalhos inscritos na sétima edição da OBSMA; cerimônia de premiação nacional dos trabalhos em destaque na sétima edição; as oficinas pedagógicas, que deverão ocorrer em cidades localizadas em cada uma das seis coordenações regionais da Olimpíada e apresentação da mostra olímpica itinerante, que expõe resumos dos trabalhos premiados na sexta edição.

Oficinas pedagógicas

Em 2013 a OBSMA ofereceu oficinas pedagógicas em seis cidades brasileiras, que representaram todas as regionais da Olimpíada: Recife, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Manaus e Salvador. As oficinas foram apoiadas pelo CNPq além de diversas instituições locais, incluindo secretarias municipais e estaduais de Educação, e atingiram diretamente cerca de 500 profissionais atuantes na área de educação. Em 2014 o projeto continua e prevê que até o mês de julho, uma equipe multidisciplinar de profissionais ministrou oficinas aos educadores interessados em abordar as temáticas de saúde e meio ambiente em sala de aula, utilizando recursos relacionados a projetos de ciências, produção de textos e produção audiovisual, que são as três modalidades da OBSMA.

As oficinas foram pensadas como uma ação para sensibilizar professores de diversos lugares no Brasil ao diálogo que pode haver entre a educação e os temas saúde e meio ambiente. Em 2014, exemplares do caderno de resultados da sexta edição serão distribuídos aos participantes das oficinas. O material está disponível para download na biblioteca da olimpíada.

Paralelamente às oficinas, a OBSMA apresenta a Mostra Olímpica, que apresenta uma compilação dos trabalhos premiados e banners com os destaques nacionais da 6ª OBSMA. A Mostra Olímpica, também realizada com o apoio do CNPq, acompanha as oficinas pedagógicas da Olimpíada na itinerância pelo Brasil, sendo sempre aberta para visitação pública.

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) é um projeto educativo criado em 2001 pela Fiocruz em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A OBSMA tem abrangência nacional e a cada dois anos recebe, avalia e divulga atividades desenvolvidas por professores e alunos em sala de aula. A Olimpíada contempla os projetos realizados por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 4º ano do Ensino Médio – incluindo os ensinos profissionalizante e de jovens e adultos (EJA) –, nas modalidades Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências.

A OBSMA busca incentivar a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas ganhem visibilidade. Estão entre os objetivos da OBSMA: (1) incentivar a realização de atividades interdisciplinares relacionadas à saúde, ao meio ambiente e à qualidade de vida, nas escolas brasileiras de educação básica e (2) conhecer, valorizar e divulgar estas atividades. Contabilizando cerca de 4 mil projetos inscritos em todas as edições, a olimpíada já recebeu trabalhos que chamaram a atenção para temas como preservação de recursos hídricos, problemas gerados pelo lixo, malefícios causados por agrotóxicos, entre outros, expressos em poesias, documentários, cordéis, pesquisas de campo, reportagens e projetos de reciclagem.

Informações para a imprensa e solicitações de entrevista com a coordenação nacional da olimpíada, podem ser obtidas pelos seguintes meios:

Jornalista responsável: Ariane Mondo - (21) 3865-9738/9741; olimpiada@fiocruz.br; ariane@fiocruz.br

http://www.olimpiada.fiocruz.br

http://www.facebook.com/obsma

https://twitter.com/obsma

http://www.youtube.com/obsma

Voltar ao topo Voltar