10/09/2013
A comunicação ocupa papel fundamental nas instituições públicas, como setor responsável por transmitir à população as ações, iniciativas, projetos e atividades desses órgãos, que precisam prestar contas de seus atos à sociedade e apresentar o que fazem e como investem o dinheiro que recebem. No caso da Fiocruz, que tem por princípio, tradição e vocação a transparência, a comunicação encontra um ambiente propício e fecundo para se desenvolver e cumprir seus objetivos. E este é o caminho que vem sendo trilhado pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Fundação, que há anos vem liderando as ações do setor e respondendo corretamente às demandas que surgem. Dentro das muitas atividades da CCS, a Agência Fiocruz de Notícias (AFN) se destaca por ser uma das ferramentas de maior abrangência, eficiência e credibilidade – atestada, por exemplo, por cientistas e profissionais da área ouvidos por um grande jornal não faz muito tempo. E é justamente a AFN que está agora de roupa nova e com muito mais recursos editoriais e opções. Mas mantendo a qualidade da informação que divulga e que começou em 1998, quando foi lançada a primeira versão do site da CCS. E que se consolida a cada dia – o que leva a AFN a ser acessada, em larga medida, por jornalistas em busca de pautas.
Ao longo dos anos, a AFN se tornou um repositório de tudo o que ocorreu na Fiocruz. No arquivo do site estão reportagens sobre pesquisas, projetos, programas, iniciativas, seminários, congressos, a expansão da Fundação para outros estados, as descobertas de novos fármacos e vacinas, os estudos pioneiros nas fronteiras da ciência, os avanços e as conquistas advindas da inovação tecnológica, as parcerias de cooperação com instituições nacionais e estrangeiras, o patrimônio histórico da saúde, os processos internos de melhoria da gestão da Fiocruz, os debates sobre os rumos do serviço público, entre muitos outros assuntos que compõem a memória da instituição. Esse conteúdo está integralmente na AFN, para ser consultado, relembrado e servir de referência.
Portanto, a estreia da nova Agência Fiocruz de Notícias representa a certeza de um site ainda melhor e mais capaz de reproduzir, em reportagens, entrevistas, artigos, notas, materiais especiais, áudios e vídeos, o amplo e diversificado manancial de conteúdos que refletem a riqueza institucional, a produção científica e o trabalho de milhares de servidores da Fundação. Servidores públicos brasileiros, comprometidos com a comunicação, a transparência e a valorização da saúde pública e da ciência e dedicados ao bem-estar da população. Convido todos a navegar pelo novo site e descobrir a Fiocruz, que aqui está espelhada.
*Paulo Gadelha é presidente da Fundação Oswaldo Cruz
Foto: Peter Ilicciev.