Início do conteúdo

24/09/2010

Aggeu Magalhães é homenageado nos 60 anos da Fiocruz Pernambuco

Paula Lourenço


Os 60 anos do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz Pernambuco) foram comemorados nesta sexta-feira (24/9) com homenagens a profissionais importantes para a construção da história da Fundação no estado. Um deles foi o médico e pesquisador Aggeu Magalhães Filho, ex-diretor do CPqAM, idealizado por seu pai, o também médico sanitarista Aggeu Magalhães.


 O médico e pesquisador Aggeu Magalhães Filho recebe do ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, a placa comemorativa (Foto: Daniela Oliveira/FSB Comunicações/MS/Hemobrás)

O médico e pesquisador Aggeu Magalhães Filho recebe do ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, a placa comemorativa (Foto: Daniela Oliveira/FSB Comunicações/MS/Hemobrás)


O ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, o presidente da Fiocruz, Paulo Ernani Gadelha, e o diretor da instituição, Eduardo Freese, entregaram uma placa comemorativa a Ageu Magalhães, ato que emocionou a plateia no auditório da Fiocruz Pernambuco. O público aplaudiu de pé aquele que, mesmo com dificuldade de locomoção pela idade avançada, não se esquivou de comparecer à cerimônia. “Precisamos lembrar quem criou esta instituição”, declarou o ministro Rezende.


Outras pessoas que atuaram para o desenvolvimento da Fiocruz de Pernambuco também foram homenageadas. Receberam placas de reconhecimento o próprio ministro Rezende, os ex-diretores André Freire Furtado, Eridan Coutinho, Alexandre Bezerra e Romulo Maciel Filho, a pesquisadora Lêda Régis e, postumamente, os representantes e familiares do médico sanitarista Ruy Pereira, do pesquisador Frederico Guilherme Abath e do ex-presidente da Fiocruz Sergio Arouca, esta última entregue a Paulo Gadelha. Conheça aqui o perfil de Ageu Magalhães Filho.


Publicado em 24/9/2010.

Voltar ao topo Voltar