Início do conteúdo

06/09/2012

Alunos de curso da Fundação lançam livro sobre saúde ambiental na Amazônia

Ana Paula Gioia Lourenço


Qualificar o debate sobre os novos fatores de risco que concorrem com a saúde da população, provenientes das mudanças ambientais impostas pelo padrão de produção, de consumo e de vida das populações. Isto é o que propõe o livro Saúde ambiental na Amazônia: desafios e perspectivas, que foi lançado em 31 de agosto na sede do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz). A publicação é resultado de pesquisas desenvolvidas pelos alunos da primeira edição do curso de especialização em saúde ambiental promovido pelo ILMD.






Organizado pelo pesquisador do ILMD/Fiocruz Marcílio Medeiros, editado pela Editora da Universidade do Amazonas (Edua) e financiado pelo Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), o livro é uma reunião de artigos que representam as inquietações dos trabalhadores que atuam nos órgãos de saúde e de meio ambiente dos municípios do Amazonas e de Roraima, perante os desafios postos pelo atual contexto político, social e ambiental da região.


Segundo Medeiros, o livro visa apresentar ao leitor a importância de qualificar profissionais de saúde na atuação crítica e intersetorial, necessárias à promoção da saúde ambiental por meio das ações dos órgãos afins que atuam na fiscalização, monitoramento e vigilância em saúde ambiental. “Do ponto de vista de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), os achados das pesquisas registradas no livro, sob as temáticas da vigilância em saúde ambiental e da vigilância da saúde do trabalhador, preenchem uma lacuna do Sistema de Vigilância em Saúde, composta tradicionalmente pelas vigilâncias epidemiológica e sanitária”, explicou Medeiros.


O livro está sendo vendido ao preço de R$ 35 e pode ser encontrado nas principais livrarias do Amazonas. Também serão cedidos exemplares para as bibliotecas públicas, tornando a publicação uma referência bibliográfica para os estudos na área de saúde ambiental.


Publicado em 4/9/2012.

Voltar ao topo Voltar