Início do conteúdo

27/09/2010

Amamentar: além de todos os benefícios, também ajuda a emagrecer

Irene Rocha Kalil


Muito já se falou sobre as vantagens da amamentação. Para o bebê, o seio materno é fonte de alimento, carinho e proteção. Para a mulher, dar de mamar diminui as chances de hemorragia pós-parto, câncer de mama e outras doenças, além de fortalecer a relação mãe e filho. Mas você sabia que amamentar também emagrece? Pesquisas realizadas em vários países, algumas aqui mesmo no Brasil, revelam que mães que amamentam seus bebês até os seis meses de vida perdem mais rapidamente o peso acumulado durante a gravidez do que aquelas que amamentam apenas nos primeiros 30 dias ou que combinam o leite materno a outros alimentos. Por que isto acontece? Quem explica é a pediatra do Serviço de Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Marlene Assumpção.


Amamentar realmente ajuda a mulher a perder os quilinhos acumulados durante a gestação? Por que?

Marlene Assumpção:
Sim. Estudos científicos demonstram que o organismo da mulher gasta muita energia para produzir o leite humano, e é isto que faz com que ela perca peso durante o período da amamentação.


Quantas calorias uma mulher que amamenta em regime exclusivo, sem a introdução de outros alimentos na dieta do bebê até os seis meses de vida, chega a perder por mês de amamentação?

Marlene:
A nutriz, ou seja, a mulher que amamenta produz cerca de 750 mililitros de leite por dia e gasta uma média de 640 calorias para produzi-los. Conclusão: amamentar realmente emagrece. A mulher que amamenta seu bebê exclusivamente no peito pode perder até 500 gramas por mês, voltando rapidamente ao corpo que tinha antes de engravidar.



Se a amamentação ajuda a emagrecer, por que algumas mulheres reclamam de ganhar peso durante o aleitamento?

Marlene:
A mulher que amamenta precisa de uma alimentação bem rica e variada. Ela deve consumir grãos, carnes, legumes, verduras e frutas e evitar os hidratos de carbono, substância presente em pães, massas, doces e refrigerantes. Mesmo amamentando, a mulher que come mais calorias do que necessita acaba acumulando gordura no corpo e ganhando peso.



A mulher que amamenta pode fazer dieta? Além de dar de mamar, o que ela deve fazer para recuperar o peso que tinha antes da gravidez?

Marlene:
Sim, a nutriz pode fazer dieta desde que seja com a orientação de um nutricionista. É preciso lembrar que se alimentar bem, beber bastante água, reduzir o consumo de hidratos de carbono e gorduras, evitar o uso de adoçantes e praticar exercícios físicos adequados a cada fase do pós-parto são dicas importantes para emagrecer com saúde e segurança durante a amamentação.


Publicado em 27/9/2010.

Voltar ao topo Voltar