Início do conteúdo

11/05/2010

Apresentado estudo que analisa relação entre qualidade de vida e saúde

Informe Ensp


Os resultados da pesquisa Dimensões Sociais das Desigualdades (PDSD) - 2008: Módulo Saúde foram apresentados em sessão científica nesta terça-feira (11/5), pelo pequisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Alberto Najar, integrante do grupo condutor do estudo. O trabalho faz uma análise da qualidade de vida relacionada à saúde no país por meio de diferentes indicadores, como doenças crônicas não transmissíveis, antropometria, estado nutricional e procura pelos serviços de saúde.


 Foram entrevistados mais de 12 mil chefes de famílias e cônjuges adultos, com idade igual ou superior a 20 anos, em 8.048 domicílios

Foram entrevistados mais de 12 mil chefes de famílias e cônjuges adultos, com idade igual ou superior a 20 anos, em 8.048 domicílios


O Projeto Dimensões Sociais das Desigualdades (PDSD) - 2008 propõe um sistema de indicadores sociológicos para o acompanhamento da dinâmica da desigualdade e da mobilidade social no Brasil. O sistema depende da especificação das categorias sociais analiticamente relevantes, da identificação dos grupos "em risco" e da análise do processo de criação e transmissão das desigualdades ao longo do ciclo de vida dos indivíduos. A combinação desses elementos permitirá identificar os pontos nevrálgicos do processo de estruturação das desigualdades e, consequentemente, fornecerá subsídios cruciais para políticas públicas.


O módulo saúde da pesquisa foi realizado por meio de inquérito domiciliar, em todo o país, no ano de 2008. Foram entrevistados mais de 12 mil chefes de famílias e cônjuges adultos, com idade igual ou superior a 20 anos, em 8.048 domicílios. O modelo de questionário utilizado foi o Short Form Health Survey 36. O SF-36 é um questionário genérico, com conceitos não específicos para uma determinada idade, doença ou grupo de tratamento. Ele permite comparações entre diferentes patologias e entre diferentes tratamentos. Participaram do módulo saúde os pesquisadores Alberto Najar, Mônica R. Campos, Claudia Travassos, Josué Laguardia e Miguel Murat Vasconcellos, todos da Fiocruz, e Luiz dos Anjos, da UFF.


Publicado em 10/5/2010.

Voltar ao topo Voltar