Início do conteúdo

17/07/2008

Arquivo Carlos Chagas é incluído no Programa Memória do Mundo da Unesco

Fábio Iglesias


O Arquivo Carlos Chagas, que documenta a trajetória profissional e pública do cientista, é um dos dez acervos brasileiros registrados em 2008 no Programa Memória do Mundo (MOW) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Este é o segundo arquivo sob custódia da Casa de Oswaldo Cruz (COC) da Fiocruz a receber o registro nacional no MOW: em 2007, o Arquivo Oswaldo Cruz obteve a mesma chancela.


 Arquivo Carlos Chagas recebe registro nacional em programa da Unesco e concorre, ainda, ao regional (Foto: COC/Fiocruz)

Arquivo Carlos Chagas recebe registro nacional em programa da Unesco e concorre, ainda, ao regional (Foto: COC/Fiocruz)





Além disso, o Arquivo Carlos Chagas foi um dos dois acervos selecionados pelo Comitê Nacional do MOW para concorrem ao registro regional, que significa ser considerado pela Unesco um conjunto documental de relevância para toda a América Latina e o Caribe. O Comitê Regional do MOW analisará os arquivos indicados pelos diferentes países latino-americanos e definirá, em outubro, quais receberão o registro regional. O resultado será divulgado no site do Arquivo Nacional.



O Arquivo Carlos Chagas reúne cerca de 250 fotografias e centenas de documentos, do período de 1897 a 1934, que ilustram a vida e o trabalho de um dos maiores cientistas nacionais. “A projeção de Chagas no mundo científico, em função da descoberta da doença que leva seu nome e de toda a sua carreira, é bastante consolidada. A inclusão no MOW fortalece nossa missão de divulgar um arquivo com enorme potencial de pesquisa para as ciências humanas, médicas e da saúde”, avalia a pesquisadora Laurinda Maciel, chefe do Departamento de Arquivo e Documentação da COC.



O MOW tem como objetivo assegurar a preservação de documentos e conjuntos documentais de importância mundial, de natureza arquivística ou bibliográfica, por meio de seu registro na lista do patrimônio documental da humanidade, além de incentivar o acesso universal e democrático aos mesmos. Os outros acervos brasileiros que conquistaram em 2008 o registro nacional no MOW foram: Acervo Documental da Força Expedicionária Brasileira (FEB); Arquivo Joaquim Nabuco; Arquivo Oscar Niemeyer; Carta de Abertura dos Portos; Conjunto Documental Livros Foreiros; Conselho de Fiscalização das Expedições Artísticas e Científicas no Brasil; Lei Áurea; Fundo Serviço de Proteção ao Índio (SPI); e Tribunal da Relação do Estado do Brasil.


Publicado em 17/07/2008


 

Voltar ao topo Voltar