Início do conteúdo

11/11/2022

ArticulaFito lança curso na plataforma Saberes da Floresta

Bel Levy (ArticulaFito/Fiocruz)


O curso Sociobiodiversidade e Saúde é mais uma iniciativa do projeto ArticulaFito – Cadeias de Valor em Plantas Medicinais voltada ao fortalecimento de sistemas produtivos baseados em espécies de plantas medicinais para a promoção da saúde, o acesso a mercados e o desenvolvimento local, no âmbito da parceria entre a Fiocruz e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As inscrições podem ser feitas até 14 de novembro. Em formato autoinstrucional, totalmente gratuito, 100% on-line e com carga horária de 10 horas, o curso será disponibilizado na plataforma Saberes da Floresta, do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), de 15 de novembro a 15 de janeiro. O certificado de participação será emitido para o educando que obter aproveitamento mínimo de 60% no total do exercício avaliativo proposto ao final da trilha de aprendizagem.

O curso foi preparado especialmente para agricultores familiares, agroextrativistas, agentes da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), povos indígenas e comunidades tradicionais. No entanto, também estará aberto para o público em geral, como servidores e servidoras públicas, estudantes, professores e professoras, trabalhadores e trabalhadoras de Organizações Não Governamentais (ONGs), empresas, consumidores e consumidoras, gestores e gestoras municipais e estaduais, profissionais de pesquisa e extensão, órgãos reguladores, dentre outros.

“O grande diferencial do curso são os recursos didáticos e pedagógicos elaborados em linguagem simples e acessível, a partir dos relatos dos atores das cadeias de valor mapeadas pelo projeto ArticulaFito. Com isso, garantimos o protagonismo de agricultores familiares e extrativistas e a devida escuta das vozes dos territórios. Essa é a matéria-prima que leva à trilha de aprendizagem do curso Sociobiodiversidade e Saúde”, destaca a coordenadora técnica e executiva do ArticulaFito, Joseane Costa. Além disso, o curso conta com o fórum Dialogue com a Prática, intermediado por um facilitador, para que os participantes possam tirar dúvidas e fazer sugestões.

Joseane explica que o projeto ArticulaFito trabalha para promover o fortalecimento de empreendimentos da agricultura familiar e da sociobiodiversidade, com vistas à inclusão social e produtiva de agricultores familiares, agroextrativistas, povos indígenas e comunidades tradicionais. “Para isso, uma estratégia importante é a condução de atividades de capacitação com informações relevantes, em linguagem simples e com conteúdo acessível. Ao percorrer a trilha de aprendizagem, os participantes vão compreender a biodiversidade e a diversidade sociocultural brasileira, conhecer diferentes sistemas de produção sustentável e compreender a relação desses temas com a saúde individual e planetária, na perspectiva da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com destaque para a participação das mulheres na agricultura e na organização comunitária. Quem se inscrever vai encontrar materiais didáticos inovadores em formatos amigáveis, como vídeos, podcasts e história em quadrinhos”, convida a coordenadora técnica e executiva do ArticulaFito.

Voltar ao topo Voltar