Início do conteúdo

21/06/2013

Artista plástico ministra curso sobre técnica de afresco na Fundação


reservar os ofícios tradicionais de construção e das artes integradas à arquitetura tem sido o objetivo da Oficina-Escola de Manguinhos (OEM) desde sua criação, em 2006. A OEM integra o Núcleo de Educação Patrimonial do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). A quarta edição dos cursos de formação inicial da OEM começará em agosto, com o renomado artista plástico e professor Lydio Bandeira de Mello. O curso gratuito de pintura tradicional A arte e a técnica do afresco terá carga horária total de 576 horas, durante um ano e meio, e 12 vagas para interessados acima dos 18 anos com o Ensino Fundamental completo.

 

O artista em seu ateliê (Foto: Rafael Bteshe)
 

Os alunos vão explorar desde a elaboração de um projeto artístico para um mural de afresco até sua execução, por meio de aulas teóricas e práticas, em ateliê e em campo. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até 5 de julho, na Secretaria Acadêmica da Casa de Oswaldo Cruz, no prédio da OEM. Para ingresso no curso, o candidato inscrito passará por um processo de seleção, composto de três etapas eliminatórias, em que terá de demonstrar aptidão para as artes. O projeto final envolverá a execução de murais em edifícios de uso público em áreas próximas dos campi da Fiocruz, em Manguinhos e em Jacarepaguá. A criação de murais nessas áreas visa a dar retorno, para a sociedade, dos recursos empregados na realização do curso, assim como ao fortalecimento dos laços de identidade nos territórios em que serão produzidos. Isso porque a população local deverá participar da pesquisa para a criação do tema artístico a ser representado em afresco, e da execução, a partir de um processo de seleção de auxiliares a critério da coordenação do curso.
 
Organizado em quatro módulos, o curso também busca contextualizar o aluno no mundo das artes e da preservação de bens culturais, expondo conceitos e princípios gerais. Vai apresentar particularidades e características dos acervos integrados à arquitetura, mostrar experiências e estimular a crítica e o debate no campo das artes e da preservação para uma atuação profissional ética e consciente, por meio de aulas e de palestras, sendo estas últimas abertas ao público em geral.
 
O afresco
 
O afresco é uma técnica milenar de pintura mural com grande expressão na Europa, em especial na Itália. A técnica consiste na pintura feita diretamente sobre a argamassa de cal, ainda fresca da parede, com pigmentos diluídos em água que penetram na argamassa e a ela se fundem. O processo resulta em uma pintura com grande durabilidade e riqueza de efeitos, desde a transparência das aquarelas até a opacidade das têmperas, e livre de reflexos. No Brasil, a técnica do afresco ganhou evidência no início do século 20 com as obras monumentais do ecletismo e do modernismo arquitetônico brasileiro. Desse período, destacam-se na cidade do Rio de Janeiro as pinturas de Eliseu Visconti no Theatro Municipal, Cândido Portinari no Palácio Gustavo Capanema e, em Porto Alegre, as pinturas de Aldo Locatelli no Palácio Piratini. No entanto, esta prática vem desaparecendo da produção cultural brasileira face ao desconhecimento progressivo das técnicas artísticas e A arte e a técnica do afresco com o artista e professor Lydio Bandeira de Mello visa, assim, auxiliar no resgate dessa relevante expressão artística.

 

Reprodução de obra de Lydio Bandeira de Mello
 

 

Lydio Bandeira de Mello
 
Mineiro de Leopoldina, Bandeira de Mello é hoje um dos raros artistas brasileiros que dominam com precisão a técnica do afresco. Desde a sua graduação, pela Escola Nacional de Belas Artes (Enba), em 1951, seu talento e apuro técnico têm sido reconhecidos por meio de diversos prêmios. Nos anos de 1961 e 1962 o artista viveu na Itália, onde se dedicou a estudar os grandes muralistas que se destacaram entre o fim da Idade Média e o fim do Renascimento. Lá executou dois paineis no Santuário de Poggio Bustone, em uma ermida (pequena igreja) construída por São Francisco de Assis em 1209 e reconstruída parcialmente após ser atingida por terremoto em 1948. Esse trabalho de Bandeira de Mello é hoje considerado uma das grandes obras brasileiras em âmbito internacional. Dentre suas pinturas no Brasil integradas à arquitetura, destaca-se o painel monumental da Caixa Econômica Federal, escolhido por concurso público e pintado em 1969, que hoje se encontra no Espaço Caixa Cultural, no Rio de Janeiro.
 
Serviço
Curso de pintura tradicional A arte e a técnica do afresco
Coordenação: Cristina Coelho
Local: Oficina-Escola de Manguinhos - Avenida Brasil 4.365 – Rio de Janeiro
Período: de 5 de agosto de 2013 a 12 de dezembro de 2014
Sobre o curso: Coordenação da Oficina-Escola de Manguinhos
Telefone: (21) 3865-2220
E-mail: oem@fiocruz.br
Sobre a inscrição: Secretaria Acadêmica da Casa de Oswaldo Cruz
Telefone: (21) 3865-2234
E-mail: secadcoc@coc.fiocruz.br

Voltar ao topo Voltar