Início do conteúdo

16/03/2010

Associação Terrapia inicia seminários de alimentação viva em 2010

Informe Ensp


Nesta quinta-feira (18/3) serão iniciados os novos seminários sobre "alimentação viva" na promoção da saúde e do ambiente, promovidos pela Associação Terrapia da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Os encontros têm por objetivo desenvolver práticas naturais de cuidados com a saúde e com o ambiente natural. Os seminários ocorrem das 8h às 13h30, com término em 1° de julho, e este ano contarão com a presença do médico homeopata Pedro Jonathas, apresentando o samba que concorreu ao bloco dos Discípulos de Oswaldo - formado por servidores da Fundação. Indicado para pessoas que tenham interesse em mudanças de hábito de vida, hábitos alimentares e hábitos ecológicos, ao longo dos seminários são organizadas diversas atividades, como observação das sementes, oficina de experimentos práticos com os alimentos vivos e a harmonização do espaço e preparação de suco de clorofila e chás de ervas aquecidas pelo sol.


 Integrantes do Terrapia colhem alimentos na hora instalada na Fiocruz (Foto: Peter Ilicciev)

Integrantes do Terrapia colhem alimentos na hora instalada na Fiocruz (Foto: Peter Ilicciev)


O projeto conta com a participação ativa de seus colaboradores, conhecidos como Grupo Terrapia, para a organização dos seminários e para a introdução da chamada "alimentação viva", baseada em sementes germinadas e nos brotos, no consumo de vegetais crus e na reflexão sobre o estilo de vida e o envolvimento com os cuidados ambientais. Todas as pessoas interessadas em mudanças de hábitos de vida, principalmente alimentares e em ecologia, estão convidadas a participar.


Os encontros são gratuitos, porém participativos quanto ao material utilizado nas oficinas. Os seminários ocorrerão as quintas-feiras, a partir das 8h, na horta do Centro de Saúde da Ensp, que fica na Rua Leopoldo Bulhões 1.480, em Manguinhos.


O Terrapia


Terrapia é um projeto de alimentação viva que tem por objetivo a difusão dos princípios e hábitos de vida ecológica. Por meio das práticas cotidianas, desenvolve-se um modo de olhar o próprio corpo como ecossistema e meio de participação na preservação ambiental. Desde 1997, vem contribuindo para o caminho da promoção da saúde fortalecendo a aliança entre saúde, ambiente e alimentação. Os frequentadores são aqueles interessados na alimentação viva e na aproximação com o ambiente natural, sejam moradores, visitantes ou trabalhadores de Manguinhos.


O projeto desenvolve orientação na produção doméstica de sementes germinadas e brotos, atividades para o desenvolvimento de habilidades da culinária viva, sem uso do fogão ou geladeira, incluindo as folhas não cultivadas comestíveis, identificadas na horta, contribuições ambientais na vida cotidiana doméstica (compostagem dos resíduos, escolha de materiais de higiene, de utensílios e de uso pessoal), conversas sobre práticas naturais de cuidados com o corpo e apoio virtual no site e blog.


Contatos

Telefone: 2598- 2659 (3ª, 4ª e 5ª).

Site do Terrapia: www4.ensp.fiocruz.br/terrapia

Email: terrapia@ensp.fiocruz.br

Local: Rua Leopoldo Bulhões 1.480, térreo, Manguinhos, no campus da Fiocruz


Publicado em 16/3/2010.

Voltar ao topo Voltar