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06/06/2014

Atenção primária e educação permanente ganham destaque na revista Trabalho, Educação e Saúde

Talita Rodrigues / Ascom EPSJV


A nova edição de Trabalho, Educação e Saúde, periódico científico editado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), traz quatro artigos sobre pesquisas no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF), com destaque para a atenção primária em saúde. Alguns dos temas são os desafios sobre a educação em saúde na visão de enfermeiros desse modelo; a inserção de práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde, como as práticas fitoterápicas; a política de atenção à saúde masculina, ainda desconhecida pela maior parte dos profissionais pesquisados; e um estudo sobre a implantação de um modelo de atenção primária em saúde na Venezuela, abrangendo aspectos como formação das equipes, atividades desempenhadas, estrutura física, e elementos para se refletir sobre a participação de médicos cubanos.

No campo da formação de trabalhadores da saúde, a educação permanente é um tema recorrente nos textos que completam o fascículo. Em artigos que debatem  os desafios da gestão na educação em saúde, surgem questões que vão desde o significado atribuído à formação profissional; a mudança de posicionamento do trabalhador da saúde; a opção teórico-conceitual assimilada em sua formação; e os modos de implementação de mudanças no setor até as contribuições das comissões de integração ensino-serviço na educação permanente em saúde.

Trabalho, Educação e Saúde publica no ensaio de abertura deste número uma reflexão sobre as intencionalidades e os desdobramentos teóricos e políticos do uso do termo “exclusão” e sua contraparte, a inclusão, e um debate sobre questões que se articulam com a noção de exclusão social, como o fim da centralidade do trabalho, a nova morfologia da classe trabalhadora e a composição do exército de reserva. Dois artigos tratam da inserção da odontologia na Estratégia Saúde da Família: o primeiro sobre percepções que os profissionais da ESF partilham sobre características desejáveis para um dentista atuar ali, e o segundo sobre modelos, mercado e poder, num texto que discorre ainda sobre elementos do currículo oculto que se revelam na formação em odontologia.

Confira a edição on-line aqui.

Mais informações:
Paulo Guanaes / Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Tel. 3865-9850 // e-mail: pauloguanaes@fiocruz.br

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