Início do conteúdo

30/03/2012

Aula inaugural marca início de mestrado profissional no Nordeste

Jair Melo e Leonardo Azevedo


A formação de profissionais na estratégia de Saúde da Família foi o tema da aula inaugural da primeira turma do mestrado profissional em saúde da família, realizada na quinta-feira (29/3), em Fortaleza (CE). A apresentação foi feita pela vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. A cerimônia aconteceu na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e contou com a presença de representantes de instituições federais, estaduais e municipais, assim como docentes, alunos e profissionais de saúde.


 A cerimônia aconteceu na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e contou com a presença de representantes de instituições federais, estaduais e municipais, assim como docentes, alunos e profissionais de saúde. Foto: Jair Melo. 

A cerimônia aconteceu na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e contou com a presença de representantes de instituições federais, estaduais e municipais, assim como docentes, alunos e profissionais de saúde. Foto: Jair Melo. 


O mestrado é promovido pela Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (Renasf), que tem a Fiocruz Ceará como responsável por conduzir as articulações e coordenar as atividades gerais da pós-graduação profissional. Para o coordenador da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor, a implantação do curso é um passo importante para o fortalecimento da atenção básica à saúde no estado. Segundo ele, a iniciativa foi elaborada a partir da integração de 15 instituições diferentes, voltadas para o ramo de pesquisas e serviços, além de universidades. “Este é um momento especial para o SUS do Nordeste e para o Brasil”, disse.


O objetivo é formar os profissionais de saúde que estão inseridos na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e no Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf) que atuam no atendimento direto com o paciente na atenção básica. “O início das atividades é motivo de grande satisfação, pois contribuirá na formação dos profissionais que atuam nas equipes da ESF no Ceará e nos estados vizinhos”, afirmou a coordenadora do curso pelo núcleo da Fiocruz Ceará, Anya Vieira.


A primeira turma do curso é composta por 100 alunos matriculados em núcleos sediados em três estados diferentes. No Ceará, fazem parte a Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Universidade Vale do Acaraú de Sobral e a Fiocruz. Além destas, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Universidade Federal do Maranhão também integram o grupo, representando os seus respectivos estados.


Uma das alunas é a dentista da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Krishna Andréia Feitosa Petrola. Para ela, a iniciativa formará profissionais que contribuirão com a reforma do ensino da saúde nas universidades e com a melhoria da saúde oferecida à sociedade. “O mestrado é a oportunidade do profissional nordestino de realizar cursos com a mesma qualidade dos grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo”, ressaltou.


Publicado em 30/3/2012.

Voltar ao topo Voltar