Início do conteúdo

18/10/2007

Avaliação do TCC reúne delegações de Brasil, Bolívia e Paraguai


Com o objetivo de avaliar as atividades desenvolvidas no termo de cooperação entre países (TCC, na sigla em inglês) formado por Bolívia, Brasil e Paraguai, os representantes dos três países se reunirão nestas quinta e sexta-feira (18 e 19/10) na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fiocruz. As análises terão como base os relatórios de cooperação encaminhados pelas instituições de ensino participantes, de forma que possam ser debatidas e aprofundadas as sugestões apontadas sobre cada ação realizada.


 Arte de Rodrigo Carvalho sobre mapa da América do Sul

Arte de Rodrigo Carvalho sobre mapa da América do Sul


Assinado em maio de 2006, com a mediação da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), o projeto tem como objetivo trazer melhorias ao sistema de saúde dos países envolvidos, por meio da troca de experiências e da formação e qualificação de técnicos e auxiliares de saúde. As entidades participantes são a Escola Técnica de Saúde Boliviana Japonesa de Colaboração Andina (Bolívia), a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Brasil) e o Instituto Nacional de Saúde (Paraguai). O TCC pretende, ainda, fortalecer a Rede Internacional para a Educação de Técnicos em Saúde (Rets).


Durante a reunião haverá a apresentação das instituições e discussão sobre necessidades, desafios e perspectivas para a cooperação na área de educação de técnicos em saúde. No final, as delegações debaterão os encaminhamentos do encontro e a possibilidade de novas cooperações técnicas. “Essa etapa de avaliação, que nos traz o retorno dos países com que estabelecemos cooperação, é fundamental para nos ajudar no planejamento das ações futuras”, explica a coordenadora de cooperação internacional da EPSJV, Anamaria Corbo. Ao todo participarão do encontro de avaliação 22 pessoas, entre elas representantes do Ministério da Saúde dos três países e da Opas.


Missões internacionais consolidam parcerias entre os países


Ao longo de quase um ano, a EPSJV envolveu-se em três missões internacionais relacionadas ao TCC. Em novembro de 2006 quatro professores-pesquisadores dos laboratórios de Educação Profissional em Atenção em Saúde (Laborat), Informações Registros em Saúde (Lires) e Manutenção de Equipamentos em Saúde (Labman) da Escola Politécnica participaram de ações de cooperação com a Escola Técnica de Saúde Boliviana Japonesa de Cooperação Andina, em Cochabamba, na Bolívia. Os pesquisadores da EPSJV promoveram debates e oficinas que abordaram aspectos pedagógicos, como metodologia educativa, planificação curricular, monitoramento de aprendizagem e produção de material educativo. Além disso, colaboraram na revisão e atualização do curso de informações e registro em saúde e na validação do curso de manutenção de equipamentos do país. Houve, ainda, enfoque na questão da interculturalidade, para dar conta das diferenças entre países, que precisam ser consideradas nas ações de cooperação.


Em dezembro, a Escola Técnica de Saúde da Bahia e pesquisadores dos laboratórios de Informações Registros em Saúde, de Trabalho e Educação Profissional em Saúde (Lateps),  de Manutenção de Equipamentos em Saúde e de Educação Profissional em Vigilância em Saúde (Lavsa) estabeleceram o primeiro contato com a instituição do Paraguai. Durante duas semanas, dirigiram quatro oficinas, tendo como alguns dos temas elaboração de material didático, planejamento curricular, registros e informação em saúde, manutenção de equipamentos e enfermagem.


Em agosto deste ano, profissionais do Lateps e do Lires retornaram ao Paraguai para ministrar uma oficina para a implantação de um curso técnico de registros e informação em saúde. Essa demanda surgiu quando o Ministério da Saúde e do Bem-estar do Paraguai decidiu investir na criação do Sistema Nacional de Informação em Saúde (Sinais).

Voltar ao topo Voltar