Início do conteúdo

19/11/2010

Biblioteca de Saúde Pública investe em acessibilidade para leitores especiais

Igor Cruz


A partir de agora, a Biblioteca de Saúde Pública do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) disponibiliza a todos usuários com deficiência visual ou cegueira completa, um conjunto de equipamentos que facilitam o acesso à informação em saúde. Dentro da biblioteca, os usuários encontrarão uma impressora em braile, um ampliador de imagem e tela, e um leitor de texto digital. Esta é a primeira biblioteca especializada do Rio de Janeiro a adquirir este tipo de equipamento.


 O aluno Jorge Palermo, que foi convidado para testar os equipamentos

O aluno Jorge Palermo, que foi convidado para testar os equipamentos


Para a chefe da biblioteca, Fátima Martins, a importância de implantação desses equipamentos se dá na inclusão social de profissionais de saúde. Para ela, o grande problema é que a biblioteca possui um acervo muito rico, mas há muita dificuldade de disponibilizar este acervo a pessoas com deficiência visual. “Sabemos que muitos profissionais da saúde são portadores de algum tipo de deficiência e, neste sentido, pensamos que é papel da Fiocruz disponibilizar um espaço em que estas pessoas possam ter acesso à informação”, pondera.


O aluno do curso de especialização em comunicação e saúde do Icict Jorge Palermo foi convidado para testar os equipamentos. Deficiente visual desde os 20 anos de idade, Palermo, que hoje tem 37 anos, conta que durante a faculdade pedia para os amigos lerem os livros e devido à evolução tecnológica, conseguiu montar sua própria biblioteca multimídia em casa. “É muito bom saber que a Fiocruz, que é centro de referência em saúde no mundo, está preocupada com os deficientes visuais”, afirma.


O acervo da biblioteca conta com monografias, dissertações, teses, anais de congressos, livros, obras de referência, relatórios, manuais, cartilhas, áudios e vídeos. Todo este acervo é voltado para pesquisadores, especialistas, docentes, estudantes, bem como para os gestores, administradores em saúde e à sociedade em geral.


Serviço

Local: Rua Leopoldo Bulhões 1.480, Manguinhos, Rio de Janeiro, Brasil

CEP: 21041-210

Telefone: (21) 2598-2501, ramais 2504/2669/2648

E-mail: bvsensp@cict.fiocruz.br

Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira das 8h às 17h


Publicado em 18/11/2010.

Voltar ao topo Voltar