Início do conteúdo

31/05/2012

Biomanguinhos/Fiocruz lança livro 'Vivendo com os insetos'

Elis Galvão


O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz) lançou o livro Vivendo com os insetos, da pesquisadora Maria Conceição Messias. O evento ocorreu em 31 maio, no auditório do Museu da Vida (COC/Fiocruz). O livro de divulgação científica será distribuído gratuitamente para as escolas públicas do país e é voltado para jovens do ensino fundamental e médio e o público geral, que poderá descobrir novas curiosidades e se surpreender com o universo dos insetos.



O livro é um projeto do professor Sebastião José de Oliveira (falecido em 2005) e de Maria Conceição. Oliveira foi curador por 19 anos da Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) que possui mais de 3 milhões de exemplares. Os dois instituíram programas para alunos de ensino fundamental e médio denominados: Insetos na Varanda – Coleção de Portas Abertas, Café na Coleção e Mostra Itinerante da Coleção Entomológica. No primeiro evento, os cientistas da Fiocruz contavam histórias sobre insetos e no final havia um bate-papo com os estudantes. Enquanto no Café na Coleção, pesquisadores do IOC, convidados para os encontros, conversavam sobre temas ligados as suas áreas de atuação com professores do ensino médio e fundamental. A mostra, além de ser levada às escolas, na Fiocruz, era visitada pelas turmas acompanhadas dos professores.


O projeto contou com financiamento de Biomanguinhos. “Uma das fontes de inspiração para o projeto foi um livro sobre endemias rurais, porém, era voltado para especialistas. Sugeri a Oliveira que o Vivendo com os insetos fosse uma obra de divulgação científica mais acessível para jovens”, lembra o presidente do Conselho Político e Estratégico de Biomanguinhos, Akira Homma – à época diretor do Instituto. Ele acredita que a leitura do livro poderá despertar as crianças para o estudo dos insetos e, quem sabe, influenciar a formação de uma nova geração de entomologistas, que é uma área de grande importância para a saúde pública. “Durante o processo de produção do livro foi considerada a epidemia de dengue no Rio de Janeiro e por isto incluímos o Aedes aegypti. O livro será muito útil para os estudantes”, diz.


Maria Conceição conta que a revisão do trabalho foi iniciada por Oliveira e concluída por José Jurberg, Maria Luiza Felippe Bauer, ambos do IOC, e Nelson Papavero, do Museu de Zoologia de São Paulo. “A coordenação editorial foi de Walter Duarte, da Coordenação de Comunicação Institucional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), e o desenho de capa de Sergio Magalhães, do Museu da Vida. A obra pode ser usada como uma ótima fonte nas aulas de biologia porque fala sobre diversas espécies de insetos e ácaros que há milênios convivem conosco em nossas casas”, acrescenta a autora.


A autora


Maria Conceição é doutora em biologia parasitária pelo IOC, trabalhou na assessoria da Curadoria da Coleção Entomológica do mesmo Instituto e desenvolveu suas atividades de pesquisa no Zoologische Staatssaammlug München, na Alemanha. Sebastião foi um dos seus orientadores de doutorado e eles trabalharam juntos de 1987 a 2005. Atualmente, a autora faz parte do Departamento de Entomologia Museu Nacional/UFRJ.


Serviço

Vivendo com os insetos

Autora: Maria Conceição Messias

Edição: Global Print

120 páginas



Publicado em 29/5/2012.

Voltar ao topo Voltar