Início do conteúdo

26/05/2015

Boletim epidemiológico do INI é relançado com nova proposta


O Núcleo de Vigilância Hospitalar, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), relançou o Boletim Epidemiológico do INI com o objetivo de dar visibilidade aos dados gerados pela instituição, mas com uma nova proposta. “A ideia é que cada edição tenha um tema específico”, explica o Vice-Diretor de Serviços clínicos, José Cerbino Neto. ”Ao focar em temas determinados conseguimos fazer uma análise mais aprofundada para entender o perfil da unidade e ter uma noção mais ampla do que está acontecendo. As informações obtidas pela vigilância epidemiológica são utilizadas na tomada de decisão, no dia a dia, e queremos que sejam apresentadas de forma adequada e relevante para subsidiar a prática profissional no Instituto”, explica.

Elaborado por Débora Cruz e Viviane Dutra, o primeiro número tem como tema a mortalidade e são apresentadas informações sobre: agravos notificados; frequência na sinalização para eventos de notificação compulsória no prontuário eletrônico (CID acionado no momento da primeira consulta); frequência de notificações; e a frequência de preenchimento dos atestados de óbito considerando linhas associadas.

“A proposta para as próximas edições é avançar nas análises descritivas, refinando a informação sobre os eventos notificados e oferecendo transparência às atividades do serviço. Além disso, esperamos colaborar na construção de informações relevantes para o âmbito da vigilância em saúde com outros setores do Instituto. Nossa meta é ter edições trimestrais cujos temas serão definidos coletivamente, sempre de acordo com os assuntos em evidência no momento”, afirma Débora Cruz.

Confira a primeira edição do Boletim clicando aqui.

Voltar ao topo Voltar