Início do conteúdo

06/11/2012

Brasil e França participam do 4° Fórum Ciência e Sociedade Internacional

Nayane Taniguchi


Sustentabilidade e Erradicação da Miséria é tema do 4° Fórum Ciência e Sociedade Internacional, que reunirá em Brasília cerca de 200 estudantes de Nível Médio da França, Guiana e Brasil, entre 6 e 8 de novembro. O evento, realizado pela Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Educação, Cultura e Saúde (Pecs), e pela Embrapa, promoverá o encontro entre pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa e estudantes em um debate sobre desenvolvimento sustentável, em suas diversas perspectivas – social, econômica, ambiental e cultural. A edição de 2012 do Fórum será realizada na Embrapa, em Brasília.

 

 

O Fórum tem como objetivo principal a desmistificação da ciência, de tal forma que estudantes e pesquisadores troquem percepções, observações, e que essa troca contribua para despertar interesse e vocações. A proposta tem origem na França e foi absorvida pela Fiocruz, que há dez anos vem promovendo de forma ininterrupta encontros nacionais anuais e, a cada dois anos, os internacionais. Esta edição é realizada em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), Secretaria de Educação do DF (SEEDF), Direção Geral de Ensino e Pesquisa do Ministério da Agricultura e Pesca da França, Instituto Federal do Sertão Pernambucano e Goiano.

Os debates em novembro são o ápice do Fórum. Em outubro, começa a fase de sensibilização e sistematização, na qual estudantes adquirem informações sobre assuntos alusivos ao tema gerador por meio de textos e visitas. A pedagoga e uma das coordenadoras do projeto, Regina Padrão, conta que este ano o Brasil estará representado por estudantes de Brasília, Petrolina -PE e Urutaí - GO. Em cada localidade, são desenvolvidas atividades de sensibilização observando o respectivo bioma, ou seja, Brasília e Uruaçu elaboram suas discussões com foco no cerrado e Petrolina, na caatinga. 

Serviço: 
4° Fórum Ciência e Sociedade Internacional
Data: 6 a 8 de novembro
Local: Embrapa
Horário: 8h às 18h
Informações: (61) 3329-4508

Publicado em 6/11/2012.

Voltar ao topo Voltar