Início do conteúdo

22/05/2008

Câncer de mama: prevenir é o melhor remédio

Roberta Monteiro


O câncer de mama feminino é a segunda causa de morte da mulher brasileira, só perdendo para as doenças do coração. A cada dois minutos uma mulher recebe o diagnóstico de câncer de mama no mundo e a cada 13 minutos uma morre em decorrência da doença. No Brasil, todos os anos surgem 50 mil novos casos de câncer de mama. Destes novos casos anuais, 10 mil mulheres não resistem. De acordo com o médico Roberto Vieira, responsável pelo Serviço de Mastologia do IFF, o câncer de mama é uma doença que possui cura, se diagnosticada ainda no início. Para esclarecer sobre as possíveis formas de prevenção, diagnóstico e cura da doença, a Agência Fiocruz de Notícias (AFN) conversou com Vieira.


 Vieira: Os sintomas só aparecem quando o câncer já está em estágio mais avançado, ocorrendo sangramento pelo mamilo ou retração na pele

Vieira: Os sintomas só aparecem quando o câncer já está em estágio mais avançado, ocorrendo sangramento pelo mamilo ou retração na pele



 

Existe grupo de risco para o câncer de mama?



Roberto Vieira:
Ter casos de câncer de mama na família, menstruar antes dos 11 anos de idade ou parar de menstruar tarde, não ter filhos ou engravidar pela primeira vez após os 35 anos, são os principais grupos de mulheres que apresentam maior risco para a doença. Este tipo de câncer é mais comum em mulheres acima de 50 anos e raramente é visto em mulheres com menos de 20 anos.


A doença apresenta sintomas?



Vieira: O câncer de mama normalmente não dói. A mulher pode sentir um caroço no seio ou alterações nas mamas, o que a levará a procurar um médico. Os sintomas só aparecem quando o câncer já está em estágio mais avançado, ocorrendo sangramento pelo mamilo ou retração na pele.


Os hábitos diários saudáveis podem prevenir a doença?



Vieira: Sim. Seguir uma dieta saudável, rica em frutas, verduras e legumes, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, manter o peso ideal, principalmente após a menopausa, não abusar do uso de hormônios, não fumar, praticar exercícios físicos regularmente e amamentar por um tempo longo, são hábitos que podem prevenir não só o câncer de mama, mas todos os outros tipos.


Existe chance de cura da doença?



Vieira: Quando o diagnóstico é feito ainda no início, com cerca de 1 cm, existe cura para a doença. Por isso, é fundamental que a partir dos 40 anos se faça a mamografia anualmente em um serviço qualificado. Para as mulheres sem risco para o câncer de mama e sem sintomas é recomendado fazer o primeiro exame de rastreamento entre os 35 a 40 anos e para mulheres de todas as idades é preciso fazer o auto-exame das mamas e visitar regularmente o ginecologista.


Amamentar previne contra o câncer de mama?



Vieira: Durante a amamentação há o amadurecimento das glândulas mamárias, tornando as células menos suscetíveis ao desenvolvimento do câncer. Por isso, quanto mais tempo a mulher amamentar, maior será a proteção. No entanto, não podemos pensar que a amamentação impede o surgimento do câncer. Para impedir o desenvolvimento do câncer de mama é  fundamental prosseguir com os exames preventivo indicados pelo médico.

Voltar ao topo Voltar